Como evitar a perda de nutrientes dos congelados?

Olá pessoal!

Um dos maiores problemas em se seguir uma alimentação mais saudável está na praticidade. Depois de um dia cheio de tarefas, a vontade que nos dá é tomar um banho e comer algo prático.

É neste momento do dia em que os planos de uma vida mais saudável vão por água abaixo. Mas como sempre digo, tudo na vida tem jeito, basta querer.

Alimentos congelados, salvação ou perdição?

Quando falamos de alimentos congelados não podemos generalizar, assim como quase tudo em nutrição. Há os industrializados com alto teor de gordura trans (essa sim devemos evitar a qualquer custo), sódio, conservantes, etc. Mas hoje já existem opções de congelados saudáveis no mercado. Fora as empresas que fazem esse tipo de serviço para facilitar a vida de quem quer melhorar a alimentação mas não tem tempo de cozinhar.

Ou seja, é possível seguir uma alimentação saudável comendo congelados, mas tudo vai depender do produto que você escolher: pode ser a salvação ou a perdição total da dieta.

Mas e se o orçamento está baixo e você não tem como solicitar esse tipo de serviço? O que fazer?

Nada como uma comida caseira…

Comer fora é bom, mas nada como uma comida caseira. Com a nossa correria fica difícil preparar diariamente uma comida fresca e natural. Mas isso não deve ser um empecilho para uma vida mais saudável. É tudo uma questão de organização!

É só você planejar qual será sua alimentação da semana, comprar o que precisa, tirar apenas um dia para cozinhar e já separar a porção que vai comer em potes individuais. Parece complicado? Não é! Vou te dar um exemplo básico:

Vamos supor que durante essa semana você vai escolher como fonte de carboidratos mandioca, como fonte de proteínas o frango, e alguns vegetais como brócolis, couve-flor e abobrinha.

A mandioca você cozinha na panela de pressão rapidamente, o frango grelha rapidinho na frigideira e os vegetais você pode fazer no vapor ou levemente refogados. Garanto que todo o processo não demora mais que 20 minutos! Depois é só colocar a porção de comida para cada dia em potes individuais e congelar.

Mas para preservar e garantir seus nutrientes, você deve ter alguns cuidados com o processo de congelamento. Veja a seguir!

Dicas para congelar corretamente os alimentos

1 – Como congelar hortaliças?

Primeiro lave as hortaliças. Mergulhe-as em água fervente e logo em seguida (imediatamente) coloque-as em água fria para que aconteça um choque térmico e pare o cozimento. Coloque-as em um recipiente sem ar (se tiver como embrulhar a vácuo, melhor ainda) e congele. Dessa forma as características do alimento, como sabor e cor serão preservadas, além de impedir a proliferação de bactérias.

Sempre coloque uma etiqueta com a data em que está congelando tudo. Se for utilizar a verdura em suco, como no suco verde, congele as folhas dobradas individualmente ou faça gelos de couve (bata a couve com água e coloque em uma fôrma para gelo).

2 – Como congelar carnes (bovina, aves e suína)?

Não lave ou tempere a carne antes de congelar. Coloque em recipientes de vidro, sem dobra-la (evite guardar pedaços muito grandes). Procure descongelar a carne na geladeira, lentamente.

3 – Como congelar grãos?

Na hora de preparar o arroz, deixe ele um pouco úmido e congele a quantidade que costuma consumir em potes individuais . O feijão pode ser congelado pronto, sem problemas. O que reduz a quantidade de nutrientes dos alimentos é congelar e descongelar o mesmo alimento várias vezes, por isso repito: congele a porção que você vai comer em potes individuais para garantir sua boa nutrição. No caso do macarrão, congele apenas a massa. Congele o molho separadamente.

4 – Como congelar legumes?

Higienize tudo, corte e coloque-os em água fervendo. O tempo vai variar de 2 a 8 minutos, de acordo com o tipo de legume e tamanho que está cortado. O ponto certo é aquele em que o alimento inicia o cozimento, porém fica firme. Em seguida retire do fogo, coloque em água gelada e congele quando secarem totalmente, de preferência em potes de vidro. A mandioca pode ser congelada crua sem a casca.

5 – Como congelar frutas?

Frutas congeladas não são boas para serem consumidas in natura, mas são excelentes para shakes, vitaminas, sucos, etc. Primeiro higienize as frutas e deixe escorrer. Descasque-as, tire as sementes e caroços (quando houver), corte em pequenos pedaços e congele em recipientes de vidro. Frutas como morangos, jabuticabas, framboesas e amoras podem ser congeladas inteiras, depois de lavadas e secas, claro.

No caso do abacate, bata com um pouco de limão ou açúcar de coco antes de congelar. No caso do maracujá e romã, congele apenas a polpa.

6 – Como preservar o sabor dos alimentos congelados?

Quando congelamos o alimento em casa é comum a formação de cristais que na hora de descongelar deixam a preparação aguada e sem sabor. Para que isso não aconteça, não tempere os alimentos na hora de cozinhar, ou ao menos não abuse do sal e condimentos. Sempre que possível, deixe para fazer isso na hora de reaquecer. Por exemplo, no caso do feijão, cozinhe e congele sem temperar e no momento em que for comer, tempere ao seu gosto.

Como descongelar sua refeição com segurança

Muitos deixam o alimento descongelar em temperatura ambiente, mas isso pode alterar o sabor e cor da preparação, além de aumentar o risco de contaminação por proliferação de bactérias. Para evitar que isso aconteça, deixe o pote dentro da geladeira para descongelar aos poucos ou utilize a função “descongelamento” do micro-ondas.

E não esqueça de nunca armazenar alimento com água… As bactérias AMAM um ambiente bem úmido.

É isso, pessoal!

Espero que essas dicas te ajudem. Boa semana!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.