6 atitudes para mudar de vida

Olá pessoal!

Muitas vezes desejamos melhorar nossa vida, mudar de hábitos, quebrar a rotina, mas não sabemos por onde começar. O que fazer para se melhorar? Como dar espaço para uma nova versão nossa surgir? Leia o post e veja como é possível iniciar uma nova jornada com atitudes simples…

A força e poder do pensamento

Nada mais poderoso que nossa força do pensamento. Quem nunca ouviu a famosa frase “quem quer, faz”? Mas calma, se tudo fosse simples assim a obesidade não seria considerada uma epidemia mundial, certo?

Há diversos fatores que influenciam uma pessoa na mudança de hábitos e não podemos achar um indivíduo fraco apenas por ele não controlar os pensamentos perturbadores que o impedem de evoluir e cuidar da saúde. Nestes casos, certamente há problemas mais profundos que precisam ser tratados antes de qualquer coisa.

Mas é importante que você entenda algo: para realizar mudanças duradouras e satisfatórias em sua vida é preciso ter certeza do que quer (e acima de tudo, querer de verdade!). Listei para vocês algumas atitudes mentais que podem ajudar a adotar um novo estilo de vida e te manter firme nessa nova jornada. Imprima, escreva em algum lugar e sempre que precisar, leia isso novamente. Espero que  te ajude!

6 atitudes para manter sua saúde física e mental

Atitude 1: bloqueie e reverta seus pensamentos negativos.

Você possui algo que se chama livre arbítrio. Quem decide o que vai fazer é você. Se você come excessivamente tudo o que tem vontade, por todos os dias da sua vida, quem escolheu isso foi você. E quem poderá sofrer com as consequências destas escolhas é somente você! Ou seja, tudo se trata apenas de uma pessoa: você!

Na maioria das vezes, nos sabotamos. O ser humano é altamente destrutivo quando quer e sabe o que fazer para se destruir aos poucos, ao longo da vida. Engraçado como a destruição está diretamente associada ao prazer. Tudo que traz um prazer imediato absurdo, quando feito todos os dias e em excesso, pode te destruir.

É muito importante trabalhar o pensamento. Eu digo TRABALHAR porque realmente dá um trabalho danado doutrinar a mente. Temos que nos vigiar para não nos destruir.

Sempre que surgir um pensamento negativo, perturbador, tente reverte-lo em um pensamento positivo.

Exemplo:

  • Pensamento negativo: “Não consigo fazer dieta mesmo, fracassei novamente…Nunca vou conseguir”
  • Reverta o pensamento para: “Hoje falhei, mas na próxima refeição vou prestar mais atenção. Cada dia, uma nova oportunidade de buscar por minha melhor versão.”

Atitude 2: não seja tão rigoroso (a) consigo mesmo.

Atitudes drásticas, na maioria das vezes, não possuem um efeito duradouro. Claro que existem pessoas que se dão bem com atitudes radicais e levam numa boa suas decisões. Já vi pessoas que decidiram parar de fumar de uma hora para outra e nunca mais colocaram um cigarro na boca… Simples assim. Outras sofrem para largar o vício… Cada um responde às situações de um jeito, mas quando se trata de alimentação, atitudes muito radicais geralmente não são sustentáveis.

Não ache que para melhorar seus hábitos você precisa mudar tudo de uma hora para outra… Pergunte-se: o que está dentro das minhas possibilidades? O que posso começar a fazer para melhorar? Não precisa se cobrar tanto…. Mas tenha a consciência de que está fazendo o melhor que consegue e pode.

Atitude 3: Seja paciente e persistente. 

Os seres humanos são muito imediatistas. “Quero emagrecer 10 quilos até o ano novo. Começarei uma dieta e se não der efeito em 1 semana, desisto.”

O seu corpo não é uma máquina. Apesar de compararmos o funcionamento dele com uma, nós não somos equipamentos previsíveis. Há uma série de fatores que influenciam nosso peso e saúde. Quando você faz mudanças em sua alimentação e hábitos de forma geral, PRECISA ser PACIENTE e PERSISTENTE.

O corpo começa a responder a algum tipo de mudança depois de (no mínimo) 21 dias. Isso quando responde! Não queira perder os 10 quilos que ganhou em 3 anos em apenas 1 semana ou mês. Isso sobrecarrega seu corpo e sua mente.

Atitude 4: Se escorregar, recomece. 

Escorregões podem acontecer (e é muito natural que aconteçam, por sinal). O mais importante é olhar para frente… Escorregou? Ótimo, já foi! Vamos olhar para frente e fazer tudo da melhor maneira possível, sem se culpar e sem que isso afete seu ânimo.

Quando resolver “jacar” faça isso com alegria e aproveite o momento! Comer e ficar culpado é algo simplesmente terrível para o seu corpo e sua mente: além de atrapalhar sua digestão por gerar estresse, sua relação com a comida pode ser afetada de maneira negativa com esse tipo de atitude.

Atitude 5: nunca diga “nunca”. 

Nunca diga que “NUNCA MAIS VAI COMER TAL COISA”. Você pode (e deve) comer de tudo, só precisa trabalhar sua mente para comer uma quantidade adequada ao seu corpo em determinado momento. A restrição, a privação e o “não” já nos dão vontade de fazer tudo ao contrário. Fique com a mente livre e saiba que você PODE SIM comer tudo que quiser, basta saber quando e quanto!

Atitude 6 (e a mais importante!): se respeite!

Respeite seus limites, suas emoções, seu corpo. Não se mutile ou se maltrate em nome de um padrão estabelecido sabe-se lá por quem. Todos somos belos, cada um com sua beleza. O mais importante é que você se mantenha feliz e saudável e fique bem com você mesmo. Não ache que a felicidade está em coisas externas… Não ache que se você tivesse mais dinheiro, ou se fosse mais magro (a) seria mais feliz. A felicidade está em pequenas coisas, está dentro de nós.

Quando você se sente realmente feliz, qualquer lugar é lugar! E para viver feliz você precisa de apenas uma coisa: saúde! Mantenha-se saudável, mas lembre-se que se sua mente não estiver bem, dificilmente seu corpo estará.

Boa semana!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

12 Comentários

  1. por Emerson - 26 de outubro de 2015  16:32 Responder

    Perfeito!
    Me identifiquei em todas as fases... algumas já superadas!
    O que aprendi na prática e o post colocou de maneira clara é que a mente é fundamental no processo, e mesmo depois do objetivo alcançado os Hábitos devem permanecer.

    • por giovana - 28 de outubro de 2015  8:59 Responder

      Exatamente Emerson!

      Tudo começa na cabeça... É um processo. Muito obrigada pelo seu comentário!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  2. por silvia - 27 de outubro de 2015  2:50 Responder

    Eu precisava ler esse texto, vivo me condenando por não estar no meu peso certo, me acho gorda, mas não me acho feia, vou mudar minhas atitudes e pensamentos, obrigada por suas palavras Giovana

    • por giovana - 28 de outubro de 2015  9:03 Responder

      Que bom que essas palavras te ajudaram Silvia. Fique bem e acredite: tudo vai dar certo!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  3. por Gislaine - 2 de novembro de 2015  12:20 Responder

    Ótimo tdas as dicas e o melhor com aquilo que nos dá um start. Realmente tudo começa na mente...mente sã o corpo TB fica....E o principal temos que nos sentir bem, de dentro para fora, pois creio que tudo começa a dar certo... Obrigada Giovana, continue nos ajudando a se ter uma mente mais positiva, a nos alimentar com mais qualidade e saúde..bjos

    • por giovana - 3 de novembro de 2015  9:37 Responder

      Oii Gi,

      Que mensagem linda! Amei!!! Obrigada meu amor...

      Um beijo,
      Giovana Morbi

  4. por Maísa - 9 de novembro de 2015  7:33 Responder

    Olá Gi, sempre escuto suas dicas na 96,5 e tive curiosidade em acessar o seu site, glorifico a Deus pela sua vida, por se dispor em orientar e ajudar com que cuidemos do templo do Espírito Santo!
    Tenho muita dificuldade em emagrecer, vivo fazendo dietas, tenho Sucesso, mas depois acabo casando, mas determinei que dessa vez vai dar certo e seguirei suas preciosas dicas!
    Deus abençoe, bjos

    • por giovana - 11 de novembro de 2015  10:54 Responder

      Maísa querida,

      Que mensagem mais linda e especial! Obrigada de ❤... Tenho certeza que você vai conseguir. Dê um passo de cada vez e você chegará ao seu objetivo, com toda certeza! Beijão enorme e obrigada (de novo) pela mensagem, Giovana Morbi ❤

  5. por Rose - 30 de janeiro de 2016  22:25 Responder

    Olá Geovana o seu conhecimento com alimentação é motivador,não sei se vc já esteve Do outro "lado"Mas estou amando os suas dicas, instruções,obrigada por dedicar o seu tempo postando informações tão preciosas.....
    Gostaria de receber seu email....

    • por giovana - 2 de fevereiro de 2016  14:55 Responder

      Oii linda!!!

      Eu fico muito feliz em ler isso, viu?

      Um super beijo,
      Giovana Morbi

  6. por Valeria - 26 de setembro de 2016  16:00 Responder

    Parabéns Giovana por explicar tão bem todos os seus posts e dúvidas. Com certeza irei acompanhar tudo de hoje em diante, pois você explica de uma forma tão simples que dá até gosto de ler.
    Bjos ;)

    • por giovana - 27 de setembro de 2016  10:19 Responder

      Oii Valeria,

      Fiquei muito feliz com seu comentário... Meu objetivo é justamente esse: passar a informação de forma simples e bem explicada!

      Um super beijo e muito obrigada,

      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.