Como acabar com o hábito de comer muito durante a noite? Saiba como evitar a Compulsão Alimentar Noturna!

Olá pessoal!

Você comeria duas refeições (mais precisamente o jantar!) de uma só vez? Não? Pois aqui vai um alerta: você pode estar fazendo exatamente isso! Pesquisas mostram que as pessoas consomem quase metade de suas calorias diárias durante ou após o jantar. Além disso, outro estudo descobriu que cerca de 15% das calorias diárias são consumidas depois das 23 horas.

Matéria compulsão alimentar noturna 2Um copo de leite + 3 cookies de chocolate + 1 pedacinho de bolo + 1 pacote de salgadinho… E assim vai…

Acompanhe a seguinte situação: a Maria (nossa personagem imaginária) trabalha o dia todo. Antes de sair de casa ela não consegue tomar café da manhã, pois sempre está atrasada! Prefere dormir um pouco mais a levantar e se alimentar adequadamente. Ao chegar no trabalho, percebe que tem muita coisa para fazer e esquece de comer. No almoço, ela pensa: “Vou comer apenas uma saladinha, pois estou de dieta e não quero comer muito!”. No meio da tarde ela já se sente irritada e sem energia para cumprir as tarefas do dia, mas seu chefe é “linha dura” e exige que ela termine tudo até o fim do expediente. Na saída do trabalho, sem energia e com um mal humor terrível, ela perde a coragem de ir a academia, algo que estava em seus planos desde o início da semana. E pensa: “Que academia nada! Semana que vem eu começo… Vou para minha casa!”. Ao chegar em casa, depara-se com a bagunça deixada pelos filhos e marido… Chateada, cansada, irritada, mal humorada e sem energia, ela começa a atacar tudo que ela deixou de comer o dia todo. Janta com a família, depois pega um salgadinho para ver novela e um pacote de biscoitos com um copo de leite com achocolatado e açúcar para adoçar um pouco o seu dia difícil. É a chamada “hora do conforto”. Esta “compulsão alimentar noturna” a deixa frustrada e faz com que ganhe peso ao longo dos anos, podendo chegar até a obesidade. Se identificou?

A única pessoa que pode mudar o quadro é você mesmo (a). A preocupação não deve ser apenas a estética e sim, a saúde em geral. Você já parou para pensar tudo que acontece com o seu organismo ao ingerir alimentos altamente gordurosos antes de deitar e descansar? Ao dormir, o seu corpo não para! MUITA coisa acontece em seu organismo enquanto você dorme e é preciso tomar consciência disso.

Pense neste fato: o nível de atividade da maioria das pessoas é mais baixo a noite, concordam? Não estou dizendo que você deva se privar de uma refeição adequada no jantar, porém os excessos cometidos certamente serão acumulados na forma de gordura. Se você come a mais do que gasta, em qualquer hora do dia, isto fará com que ganhe peso. Não é exatamente o fato de comer a noite, mas sim os excessos cometidos especialmente nesta hora do dia que podem te prejudicar, entende?

Matéria compulsão noturna 4  Frutas a noite, em excesso, podem levar ao excesso de peso, pois contêm o açúcar natural da fruta, a frutose. 

Alguns estudos mostram que a ingestão de uma grande quantidade de alimentos antes de dormir inibe a produção de duas substâncias fundamentais no controle de peso: a melatonina e a letiva. A primeira, hormônio do sono, é responsável pelo nosso descanso e níveis mais baixos dele deixam você em alerta. Ao mesmo tempo, a redução dos níveis de leptina, o hormônio da saciedade, faz com que seu cérebro não receba a mensagem de que você está satisfeito. Resumindo em outras palavras: quanto mais você come, menos você dorme. E quanto menos você dorme, o mais provável é que você sinta mais fome. Este ciclo leva a provação de sono e, eventualmente, a ansiedade, depressão ou declínio cognitivo.

Matéria compuslão noturna 3

Este hábito também afeta seus níveis de insulinas hormônio responsável pela entrada de açúcar em nossas células, mantendo o seu nível de energia. De acordo com um novo estudo publicado pela revista Current Biology, a medida que o sol se põe seu corpo começa a se desligar e suas células ficam mais resistentes a ação da insulina. Ou seja, se você comer muito durante a noite, sua taxa de açúcar no sangue ficará alta e se isto ocorrer com frequência, pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. E mais: seu corpo vai armazenar todo este açúcar excedente na forma de gordura, o que aumenta ainda mais a resistência a insulina, aumentando o risco de desenvolver diabetes tipo 2, isso sem citar o risco das doenças cardíacas.

O que eu devo fazer com este hábito?!

A primeira coisa a fazer é se conscientizar do que está acontecendo. Em pelo menos 3 dias da semana, procure anotar TUDO que comer durante a noite. Depois de um dia, observe suas anotações. Provavelmente você vai se assustar ao ler tudo o que comeu e tomará uma atitude. Ao comer assistindo TV ou usando a internet, você perde a noção do que está ingerindo. Portanto, preste mais atenção no que está consumindo e respeite a hora da refeição. A chave é estar ativamente no controle de suas escolhas.

Em segundo lugar, não faça cortes drásticos em seus hábitos. Não precisa se privar de nada! Vá aos poucos, pois se cortar tudo de uma vez, provavelmente você ficará ansioso (a), pois não aguentará a pressão e irá sucumbir a vontade de comer tudo de uma vez, o que te deixará frustrado (a). Por isso, vá com calma! O segredo é aumentar a sua ingestão de alimentos ao longo do dia, para não chegar em casa “esfomeado”. Fazer refeições mais equilibradas irá reprogramar seu corpo e fará com que tenho menos desejos por comida no período noturno. Comece com um bom café da manhã, rico em alimentos proteicos e cereais integrais. Faça um almoço equilibrado, com verduras, carnes magras e grãos integrais. Você não precisa comer pouco, deve comer bem e até sentir-se satisfeito, mas não estufado (a).  Faça lanches entre as principais refeições com 100 a 150 calorias e cerca de 7 gramas de proteína cada um.

E , por favor, pelo menos 1 hora antes de dormir, desligue televisão, celular e tablets! Isso te mantém acordado (a) por mais tempo e pesquisas mostram que pessoas que vão para cama depois da meia-noite consomem cerca de 500 calorias a mais que quem dorme mais cedo!

Você não muda hábitos de uma hora para outra e isto é OK. Mas pequenas atitudes já te colocarão em um caminho mais saudável! Pode crer!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.