Cheesecake de frutas vermelhas light

Olá pessoal!

Hoje vou compartilhar uma receita que testei e fez o maior sucesso.

Um dos meus doces preferidos é o cheesecake, então vivo procurando receitas para adaptar e torna-las o menos prejudicial possível! Uma fatia dessa torta fornece uma quantidade baixa de carboidratos, por isso é considerada LOW-CARB (baixo teor de carboidratos). Por que isso é uma boa?

Quando comemos um doce lotado de açúcar, nosso pâncreas produz e secreta uma grande quantidade de insulina em nossa corrente sanguínea. A insulina é um hormônio que funciona como uma chave: ela abre a porta das células para a entrada do açúcar (glicose) que está no sangue, e isso gera energia. Trata-se de um hormônio super importante, mas em doses adequadas.  Quando liberada em excesso, favorece o acúmulo de gordura (principalmente na região abdominal, relacionada as doenças cardiovasculares) e aumenta a retenção de sódio, o que pode levar a um quadro de hipertensão com o passar do tempo.

Ou seja, quanto mais carboidratos, mais insulina é liberada, maior a chance de acumular gordura. Os carboidratos são importantes na dieta, mas depende do tipo e da hora em que se usa. Comer um doce ou um pão no meio da tarde, de forma isolada, fará com que você libere muita insulina e tenha fome novamente 1 hora depois. Essa torta é feita com uma farinha de oleaginosa (rica em gordura boa que proporciona saciedade), queijo (rico em proteínas, que também proporcionam saciedade) e frutas vermelhas (que possuem baixo teor de frutose, o açúcar natural das frutas que não deixa de ser AÇÚCAR). Boa pedida para o lanche da tarde!

Anote a receita…

Você vai precisar de:

Para a massa:

  • 1 xícara (chá) de farinha de amêndoa, castanha, avelã ou coco
  • 50 gramas de manteiga sem sal
  • 1 gema de ovo
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó

Para recheio:

  • 150 gramas de ricota (ou cream cheese, se preferir)
  • 220 gramas de creme de ricota
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar de coco ou 1/3 de adoçante culinário
  • Suco de 2 limões
  • Raspas de 1 limão
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de framboesa in natura ou congelada
  • 1 colher e meia de chá de essência de baunilha

Modo de preparo

  1. Comece pelo preparo da massa: misture todos os ingredientes. Para fazer essa torta você precisa de uma fôrma que saia o fundo (com aros) e papel-manteiga. Corte um pedaço do papel do tamanho do fundo da fôrma e forre-o. Isso vai ajudar muito na hora de desenformar.
  2. Espalhe a massa no fundo da fôrma e coloque no forno a 200 graus por 10 a 15 minutos. Depois tire e deixe esfriar enquanto prepara o recheio.
  3. Bata a ricota ou cream cheese e o creme de ricota com os ovos. Adicione o açúcar/adoçante, a baunilha, o suco e as raspas do limão e bata mais um pouco.
  4. Coloque a framboesa em uma panela e esquente até ferver e reduzir um pouco.
  5. Espalhe a mistura de queijos e ovos por cima da massa na fôrma, jogue o molho de framboesas por cima e espalhe.
  6. Coloque tudo no forno a 150 graus e deixe por uns 45 a 60 minutos (depende do forno). Depois tire, espere esfriar e coloque na geladeira para servir essa delícia gelada!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.