Cansou de dietas? Veja 5 maneiras de emagrecer SEM dieta!

Olá pessoal!

Quantas vezes em sua vida você fez uma “dieta”? Agora me responda com sinceridade: quanto tempo elas duraram?

Perder peso é fácil… Quando se faz algum tipo de restrição na alimentação, seja de pão, massas, frutas ou carnes, há uma redução na quantidade de calorias consumidas e isso leva a perda de peso (que nem sempre é gordura, diga-se de passagem). Simples assim. Mas e manter?

Na maioria das vezes isso não dá certo. Seguir uma alimentação com muitas restrições é extremamente complicado. Primeiro que cada dia estamos de um jeito e queremos comer de uma forma. Nossas escolhas alimentares sofrem influência de uma série de coisas, desde a temperatura do dia até o nosso estado emocional. Por isso, definir o que se vai comer por um longo período e seguir isso 100% é QUASE impossível.

Cansei de fazer dietas!

Depois de muitas tentativas e alguns “fracassos” você pensa: CANSEI DE DIETAS! Vou chutar o balde! Desisto de emagrecer!

Calma… Tudo tem jeito! Hoje te darei algumas dicas que vão facilitar o processo. Se você começar a perder medidas com elas, não deixe de me contar sua experiência. Eu tenho (quase) certeza que vai te ajudar!

Dica 1: Coma bem!

Antes de pensar em QUANTIDADE, vamos falar de QUALIDADE. Melhorar a qualidade da alimentação já é meio caminho andado. Claro que apenas isso não vai fazer com que perca peso, afinal o que conta no final são as calorias. Mas entenda: a maneira como seu corpo reage ás calorias dos alimentos é diferente.

Ao escolher alimentos nutritivos em vez daqueles cheios de farinha branca e açúcar e quase sem nada de nutrientes, seu corpo se beneficiará muito, mesmo que ambos tenham a mesma quantidade de calorias. Vou te dar um exemplo.

Você pode escolher entre um bolo feito com ingredientes integrais, adoçado naturalmente com frutas secas, ou um bolo feito com farinha branca e açúcar, os dois com 120 calorias por fatia. Ao escolher o bolo integral sem açúcar, você proporcionará ao seu organismo mais nutrientes e fibras, que te proporcionarão mais saciedade. Com mais nutrientes disponíveis seu organismo trabalha melhor. Logo, você sente mais disposição para levar seu dia numa boa!

Dica 2: quanto mais cores, menos doenças, mais saúde, menos gordura

Ao montar o seu prato, lembre-se disso: quanto mais cores, menos doenças você terá. Montar o prato com uma gama variada de cores reforça o sistema imunológico e ajuda a eliminar a gordura que está sobrando no corpo. Substâncias com efeito antioxidante, como as antocianinas – pigmento azul-arroxeado que dá cor a cerejas, amoras, framboesas, uvas, repolho roxo e até mesmo a berinjela – tem comprovado efeito anti-inflamatório, o que ajuda muito no processo de emagrecimento, já que o excesso de gordura corporal não deixa de ser um processo inflamatório.

Quando comemos morango, couve, abóbora e uva, por exemplo, garantimos ao corpo diferentes substâncias coloridas que reforçam as defesas naturais do organismo contra doenças, infecções e inflamações.

O hábito de priorizar esses alimentos ainda traz a vantagem de deixar menos espaço para o consumo de comidas gordurosas e açucaradas. Aumentar o valor nutritivo do seu menu faz com que você reduza a ingestão calórica naturalmente e perca peso com saúde.

Dica 3: emagreça as receitas

Uma forma inteligente de evitar os alimentos que escondem muito açúcar, gordura ou sódio é preparar suas próprias receitas e trocar os ingredientes mais calóricos pelas versões mais magras – por exemplo, no lugar do leite integral usar o desnatado… Ou trocar o açúcar da receita por um adoçante culinário. Aqui no blog você encontra a versão mais light de várias receitas saborosas! Garanto que não sentirá diferença e sentirá mais saciedade!

Dica 4: fuja das ciladas

Vamos analisar juntos alguns fatos:

Um hambúrguer simples tem, em média, 260 calorias. Um hambúrguer duplo, 46o calorias.

Uma batata pequena tem, em média, 200 calorias. Uma batata grande, 400.

Um pacote pequeno de pipoca com manteiga oferece cerca de 160 calorias, enquanto o balde quase 800.

Geralmente as mega porções estão em promoções tentadoras e você pensa: poxa, a diferença de preço da porção menor para a maior é tão pequena!  Vou aproveitar…

Você pode até aproveitar e se empanturrar daquilo, na maioria das vezes sem fome, para levar vantagem no preço, mas a cobrança pode vir no final do mês, na balança! A diferença na quantidade de calorias é enorme… Será que você não consegue se satisfazer com uma porção menor? Você não precisa de empanturrar de algo para sentir prazer, concorda?

Outra cilada muito comum é na hora de escolher sua refeição em algum restaurante. Ás vezes você troca uma lasanha a bolonhesa deliciosa por uma salada caesar achando que está fazendo um grande negócio, quando em termos de calorias são IGUAIS. E pior: comer a salada muitas vezes não te deixará EMOCIONALMENTE satisfeito. Você sentirá a necessidade de comer mais em algum momento do dia, enquanto que se tivesse comido o macarrão estaria fisicamente e psicologicamente mais nutrido.

Dica 5: reduza pela metade

A dica mais simples que posso te dar, mas funciona: quer comer? Coma, mas reduza a porção pela metade.

Uma grande dificuldade para a maioria das pessoas é resistir aos encantos dos doces, principalmente dos chocolates, em doses exageradas. Mas não tem jeito, pessoal! Você sempre perde de algum lado…

Se comer doses exageradas, não vai emagrecer.

Se não comer, perde o prazer.

De uma forma ou de outra, sempre perderemos algo.

Mas você não precisa perder o prazer. Nesse caso, tem 2 opções:

1 – ache prazer em outra coisa que não seja comida OU

2 – coma uma porção menor dos seus alimentos favoritos

Pensando melhor, você teria uma terceira opção: aumente a quantidade de atividade física todos os dias e se dê o direito de comer uma porção maior do seu alimentos favorito (mas faça isso quando já tiver em seu peso ideal… Até lá, use as estratégias que ensinei acima!).

Espero que essas dicas te ajudem a iniciar a sua caminhada por um novo estilo de vida. Eu te acompanho!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

 

 

1 Comentário

  1. por Simone - 31 de maio de 2018  10:26 Responder

    Gostei muito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.