Bolo de Fubá sem glúten

Olá pessoal!

Quem estava acostumada às altas temperaturas do verão está sofrendo um pouco com o friozinho que tem feito. Nossa alimentação e preferências mudam bastante de acordo com a época do ano. Aposto que muita gente já não está com muita vontade de comer frutas e saladas, né? Mas como sempre digo aos meus pacientes: tudo tem um jeito!

Para deixar sua tarde mais gostosa e seu corpo bem alimentado e aquecido, hoje vou passar uma receitinha super fácil e saudável do famoso bolo simples de fubá!

Não deixe de passar um “cafezinho” para saborear essa delícia em boa companhia…

Para fazer esse bolo, você vai precisar de:

  • 1 xícara e meia (chá) de leite integral, desnatado ou semidesnatado
  • 1 xícara e meia (chá) de fubá
  • 1/2 xícara (chá) de óleo (sempre uso o de coco! adoro o sabor que ele proporciona às receitas doces, mas você pode usar o que preferir)
  • 1/2 xícara (chá) de adoçante culinário (se você não usa adoçante, substitua por 1 xícara de açúcar mascavo, açúcar demerara ou açúcar de coco)
  • 4 gemas
  • 4 claras em neve
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Como fazer o bolo?

  1. Em uma panela, misture o leite, o fubá, o óleo e o adoçante (ou açúcar). Leve ao fogo para engrossar, mexendo sempre com uma colher.
  2. Retire do fogo, acrescente as gemas (uma a uma) e as claras em neve. Adicione também a canela e o fermento.
  3. Coloque em uma assadeira média untada e polvilhada com fubá. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até dourar (depende da potência do forno).

Para descobrir se o bolo está no ponto, faça o teste do palito: pegue um palito de dente ou garfo e finque no bolo. Se sair limpo, está bem assado.

Depois é só retirar do forno, esperar amornar e cortar em pedaços.

Fácil, hein?

Para vocês terem ideia da economia, uma fatia média do bolo tradicional de fubá tem cerca de 192 calorias, enquanto uma fatia média dessa versão que passei para vocês tem 138 calorias. Legal, né?

Bom, façam, experimentem e me contem depois!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

2 Comentários

  1. por Rogerio de Carvalho - 20 de maio de 2016  11:56 Responder

    Olá Giovana Morbi!

    Eu sou o mineiro que comentou no post sobre essa receita no Instagram! Passando aqui para dizer que amei esse bolo! A textura, a leveza, o aroma, adocicado! Fiz com óleo de coco, e untei a forma com manteiga integral sem sal. Porém aproveitei que iria ter um gostinho de coco, logo coloquei uma camada de massa, polvilhei um pouco de coco sem açúcar e depois despejei o resto da massa na forma! Foi sucesso aqui em casa! Minha mãe e irmã adoraram! Na empresa também!

    Abraços!

    • por giovana - 20 de maio de 2016  17:49 Responder

      Oiiii Rogerio!!

      Vc é muitooo simpático!!! MUITO obrigada... Adorei saber que o pessoal gostou, viu? Pode deixar que passarei mais receitinhas de bolos legais para você levar pra galera!!

      Beijão,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.