Manteiga clarificada: uma maneira saudável de substituir a margarina

Olá pessoal!

Vocês ouviram falar da manteiga clarificada?

O GHEE, mais conhecido  como manteiga clarificada, é muito popular na cozinha indiana. Na verdade, pessoal, se você conversar com um verdadeiro indiano ele dirá que ghee e manteiga clarificada não são a mesma coisa. Porém, há pouquíssima diferença entra ambas e essa diferença está apenas em uma das etapas do processo de produção (mínimos detalhes mesmo, por isso sempre que eu me referir a manteiga clarificada como GHEE no texto, não se apegue a esse pequeno detalhe).

MAS GIOVANA, FIQUEI COM CURIOSIDADE. QUAL A DIFERENÇA DA GHEE E DA MANTEIGA CLARIFICADA? ME CONTE!

Vamos lá (se não quiser saber, pule essa parte, mas continue lendo o texto… Será bom para você, que deseja melhorar a alimentação). No processo de produção da manteiga clarificada, parte da água e componentes sólidos do leite são retirados nas etapas iniciais do processo. A manteiga é aquecida em fogo baixo e bem controlado, resultando em uma gordura pura, livre de toxinas, sal e lactose.

Já no processo de produção da ghee, a manteiga é fervida juntamente com os sólidos do leite por um tempo prolongado, resultando em um líquido com cor, aroma e sabor meio “acastanhados”, o que caracteriza o verdadeiro ghee. Por isso tem muita gente que se adapta com a manteiga clarificada, mas acha o sabor da ghee muito forte e estranho.

Ou seja:  além da técnica de preparo, elas se diferem no sabor, cor e aroma também, certo?

QUAL A VANTAGEM DA MANTEIGA CLARIFICADA E DO GHEE PARA SAÚDE?

Vocês assistem a novela  “Caminho das Índias?” . Já viram como as vacas são sagradas lá? Pois é, como o ghee é preparado a partir do leite da vaca, um animal sagrado, é considerado um alimento muito poderoso, usado em rituais de purificação, casamentos , etc.

Eu gosto muito de estudar medicina alternativa porque acredito de verdade que muito do que precisamos já esteja a nossa disposição na natureza (mas também tem industrializados muito bons, pra não dizer que sou TOTALMENTE “natureba”), e quando descobri a manteiga clarificada (ou o ghee), fiquei muito curiosa. Na Ayurveda, o ghee é considerado um alimento regenerador e rejuvenescedor, com muitos benefícios a saúde, entre eles:

  • bom para o fígado, órgão-mestre do nosso organismo;
  • bom para problemas gastrintestinais, inclusive é muito utilizado no tratamento de úlceras
  • fortalece defesas naturais do organismo
  • favorece a saúde dos pulmões
  • melhora memória

manteiga

       ghee organica 2

Quer mais benefícios? Também tem a capacidade de  deixar as articulações mais elásticas. Resultado: menor risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. O ghee (ou manteiga clarificada) também é excelente para digestão, pois estimula a produção de sucos gástricos.

RESUMINDO…

A manteiga clarificada (ou ghee) nada mais é que um óleo puro, sem toxinas e sal extraído da… manteiga (o próprio nome diz), em que a água, os componentes sólidos e toxinas provenientes da gordura do leite da vaca são removidos, inclusive a lactose. Por isso pode ser consumida por intolerantes a esse componente.

No calor, as proteínas do leite são desnaturadas e teoricamente removidas. Porém, pessoas com alergias sérias a esse alimento devem consumir com cautela, certo? Como o organismo da pessoa vai reagir dependerá muito do nível de sensibilidade da alergia, ok? Mas de uma forma geral, a digestão desse tipo de manteiga é bem mais fácil!

Outra vantagem é que assim como a manteiga normal, ela suporta bem altas temperaturas. Eu já falei para vocês que alguns óleos não suportam temperaturas muito altas e quando submetidos a elas por muito tempo podem produzir substâncias extremamente nocivas para nossa saúde, lembram (por isso muita fritura é ruim)? Com a manteiga clarificada isso não acontece! Por isso é um bom alimento para usar em preparações que vão ao fogo por muito tempo.

Apesar de ser excelente, não coma a vontade. Aliás, tem alguma coisa que a gente possa fazer A VONTADE, nessa vida? Difícil, né? É aquilo: é um bom alimento, mais saudável e puro que a manteiga normal, porém tem calorias e é uma gordura saturada. Coma com consciência!

Você encontra a manteiga clarificada em lojas de produtos naturais, mas se quiser produzir a sua, aqui vai a receita! Há várias maneiras de preparar e hoje ensinarei uma delas. Caso você não entenda direito, escreva nos comentários: QUERO UM VÍDEO! Pode me escrever pelo facebook e instagram também!

  • Você vai precisar de 500 gramas de manteiga SEM SAL, uma panela alto ou de fundo grosso,  e um tecido de algodão.

Essa receita rende 400 gramas de manteiga clarificada. Não precisa guardar na geladeira, mas é bom pra durar mais! Ela não fica rançosa e tem validade de 3 meses.

  • Em uma panela alta, coloque toda a manteiga e leve ao fogo BAIXO para que ela derreta lentamente. POR QUE DEVO USAR UMA PANELA ALTA? Para que a manteiga não queime!!!!!! A mesma coisa sobre a importância de manter o fogo baixo! Se a manteiga queimar, não vai ficar legal, certo?
  • Deixe cozinhar até formar uma espuma branca na superfície. (observação: essa espuma branca nada mais é que LACTOSE).
  • Retire essa espuma lentamente com uma escumadeira ou colher grande.
  • Repita esse processo até que a espuma para de se formar (demora? depende da quantidade de manteiga que usar e da qualidade dela. Mas vai retirando até parar de aparecer essa espuma).
  • Depois de retirar tudoooooo que formar de espuma branca, deixe a manteiga descansar por uns 30 minutos para que o restante dos sólidos desçam para o fundo da panela.
  • Coe o líquido com cor de ouro (é lindo!). Você pode usar um pano limpo de algodão ou gaze estéril para te auxiliar.
  • Coloque em um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira para durar mais.

ghee

E se você tiver criatividade pode acrescentar outros sabores em sua manteiga… Ervas finas, alho, etc. Fica DELICIOSO!

Espero que gostem da dica!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

6 Comentários

  1. por Lú Figueirêdo - 23 de março de 2016  16:24 Responder

    Gi, eu ouvi dizer que o melhor pra usar na cozinha é a banha de porco. Isso procede????

    • por giovana - 29 de março de 2016  14:29 Responder

      Oiiii Lu linda!

      Parece que sim, mas na minha opinião é melhor cozinhar usando a menor quantidade de óleo possível mesmo!

      Um super beijo no coração, minha linda!

      Giovana Morbi

  2. por Bruna Arenas - 10 de maio de 2016  22:18 Responder

    Olá Giovana,

    Você me ajudou muito! Essa semana descobri que meu filho de 2 anos tem alergia ao leite de vaca, fui ao mercado hj e me vi louca, ele adora pão com manteiga, Requeijão, tudo o que não pode mais! Cheguei em casa desapontada, mas ainda bem que achei seu site pelo Google! Mto obrigada!
    Sempre que puder postar dicas para alergicos estarei aqui ligada!
    Bjs

    • por giovana - 11 de maio de 2016  17:08 Responder

      Oii Bru!!!

      Nossa, você não imagina o quanto fico feliz em saber disso, linda!!

      Pode deixar que vou postar mais sobre alergia ao leite...

      Um beijão,

      Giovana Morbi

  3. por Fernanda - 4 de outubro de 2016  11:30 Responder

    Bom dia Giovana
    Esse processo pode ser feito com margarina?
    Obrigada

    • por giovana - 5 de outubro de 2016  12:35 Responder

      Não, Fe. Apenas manteiga mesmo!

      Beijos,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.