7 razões para você incluir frutas em sua alimentação (mesmo se deseja perder peso)!

Olá pessoal!

Já escutei pessoas dizendo que não comem frutas porque querem emagrecer. Fico um pouco aflita diante dessa afirmação, afinal, por que privar seu corpo de lago tão saudável e nutritivo? Talvez este não seja o caminho certo para o emagrecimento. Por isso, hoje dou 7 razões para você incluir as frutas em sua alimentação, inclusive para perda de peso! Lembre-se: tudo em excesso faz mal… Se comer de forma consciente e equilibrada, seu organismo certamente irá agradecer!

1) A maioria das frutas oferece poucas calorias e muito nutrientes

Banana

Boa opção antes de malhar: banana com aveia e mel = energia garantida!

Frutas tendem a ter poucas calorias, especialmente as ricas em água. Uma xícara de melancia, por exemplo, tem menos de 46 calorias (além de muita água e fibras, que ajudam a acabar com a fome!). As bananas, que muitos acreditam ter muitas calorias, oferecem um número bem razoável: uma unidade grande fornece apenas 120 calorias. Quando você precisa (ou deseja) perder peso, trocar uma caixa de bombom por uma fruta doce e suculenta pode ajudar muito! Você pode até pensar: “Ah, mas se for para pensar em calorias, prefiro comer um bombom, que tem 120 calorias”. Acontece que o bombom não oferece 1/3 dos nutrientes que uma fruta fornecerá ao seu corpo, por isso é tão importante levar mais em conta a QUALIDADE do alimento do que a QUANTIDADE de calorias. Ponto para as frutas!

2) São ricas em fibras

Framboesas

Um copo de framboesas = 32% da recomendação diária de fibras!

Para perder peso é necessário cortar calorias, afinal você precisa consumir menos calorias e queimar mais para que isso aconteça, certo? Porém, cortar calorias sem uma dieta adequada pode ser arriscado. Você pode sentir mais fome e acabar devorando o triplo de comida no fim do dia. A fibra presente nas frutas manterá sua saciedade e não te deixará sentir fome com tanta frequência. Para você ter uma ideia, um copo de framboesas fornece 32% de sua necessidade diária de fibras, que ajudarão a acabar com a fome, mantendo sua glicemia mais estável e ainda auxiliará o funcionamento do intestino.

3) Algumas podem ajudar a queimar gordura

Toranja

Toranja ou grapefruit: alvo de estudos sobre emagrecimento!

Sim, você leu certo! Algumas frutas possuem a capacidade de ajudar seu corpo a queimar gordura. A toranja, por exemplo, também conhecida como grapefruit, tem sido uma fruta muito estudada na queima de gordura corporal. Em um dos estudos, mostrou-se que mulheres que consumiam a fruta diariamente perderam cerca de 20 quilos em 13 semanas, sem qualquer outra mudança na dieta. OK, isso me parece bem radical, mas a toranja pode ser acrescentada na dieta como mais uma fonte de ótimos nutrientes. O limão é outra fruta que pode ajudar no emagrecimento, graças a sua propriedade desintoxicante, já que estimula o fígado e consequentemente, a eliminação de toxinas, o que ajuda na perda de peso, direta ou indiretamente.

4) Te dão energia

Goiabas

Goiabas: fontes de vitamina C!

Quando você precisa perder peso, é importante que faça exercícios físicos. Para isso, você precisa de energia rápida. E energia rápida você encontra nas frutas! Elas são ótimas fontes de açúcar… E o melhor, um açúcar natural: a frutose, um componente chave também na construção muscular. Por isso, pode apostar nas frutas antes de malhar e depois também, sempre associadas a uma fonte de proteína. Lembre-se: o corpo precisa de energia para se recuperar também. Para não utilizar a proteína como fonte de energia, é sempre bom associa-la a uma fonte de carboidratos e neste caso, as frutas são ótimas opções. Alguns estudos mostram que consumir melancia após exercícios físicos ajuda a reduzir dores musculares decorrentes do treino.

5) Satisfazem seu desejo por doce

Tâmaras

Tâmaras: além de tirar o desejo por doce, são excelentes opções antes do treino!

Você ama um doce e por isso fazer dieta é um grande sacrifício? Pois tente substitui-los por frutas. São naturalmente doces, com poucas calorias e ainda fornecem muitos nutrientes para o seu corpo. Se as frutas in natura não te satisfazerem, tente as frutas secas, onde o açúcar esta mais concentrado. Mas fiquem atentos as quantidades, já que as frutas secas não têm água e nem fibras, que proporcionam a sensação de saciedade. Se a TPM está descontrolada neste mês, tente sorvete de banana congelada: é só colocar as bananas no congelador, sem a casca. Depois de congeladas, passe-as no processador ou liquidificador. Depois joga uma canela por cima e pronto! Se quiser, acrescente um pouco da pasta de amendoim que ensinei aqui no site… Juro que funciona!

6) Te livram do inchaço

Melancia

Melancia: 95% de água!

Comer frutas ricas em água é uma ótima maneira de se livrar do “inchaço”, principalmente se você não costuma beber muita água durante o dia. A melancia é uma das melhores frutas para se comer quando se está com retenção de líquidos, já que é um alimento muito rico em água e por isso, possui propriedades diuréticas, assim como o melão.

7) São práticas

Maçãs

Maçãs: práticas e nutritivas!

Não venha me dizer que não consegue andar com frutas por aí. Algumas são extremamente práticas… É o caso da maçã e da pera. Sempre tenho uma maçã e algumas castanhas dentro da bolsa para garantir e sempre me salvam! Isso te manterá longe de alimentos calóricos quando se está longe de casa e com fome. Em vez de correr para os salgados da lanchonete, você pode abrir sua bolsa e pegar uma maçã ou banana e combina-las com castanhas, para manter a saciedade por mais tempo.

Então agora você já sabe: nada de evitar as frutas, mesmo em processo de emagrecimento. Três porções por dia e você garantirá seus nutrientes, sua saúde e seu peso em dia!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.