Como a dieta afeta sua pele?

Olá pessoal!

Sua alimentação não afeta apenas o seu humor, disposição e seu peso, mas também a sua pele. Muitos pacientes chegam ao consultório para emagrecer, mas ao mudarem a alimentação percebem mais do que apenas a perda de peso. Eles notam uma uma pele livre de acne (para quem sofre com espinhas), rugas, manchas e muito mais hidratada. E sem usar cremes ou tratamentos caros, apenas com alimentação. Se você deseja melhorar sua pele, leia a matéria!

Pele Seca

dry-skin

A pele seca pode ser um sinal da falta de gorduras saudáveis em sua dieta. Apesar de muitos terem preconceito com este nutriente, a gordura é tão importante quanto o carboidrato e a proteína. Gorduras saudáveis ajudam o corpo a absorver nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo e para a sua pele brilhar! A questão é: você deve comer o tipo certo de gordura e uma quantidade adequada para o seu corpo. Se sua pele está muito seca, pode ser que seu corpo esteja sentindo falta de ácidos grados essenciais, que mantém a pele úmida e macia, evitando o ressecamento de dentro para fora. Consuma alimentos como nozes, sementes cruas, abacate, coco sem açúcar, peixes como sardinha, salmão, atum ou azeite de oliva extravirgem.

Rugas

rugas

Se as rugas têm aparecido com mais frequência, quero que considere a quantidade de açúcar que está consumindo. Sim, as rugas têm a ver com a idade, mas muitas pessoas acabam apresentando rugas mais cedo devido a produção de colágeno inadequada. O açúcar prejudica muito a produção de colágeno, aquela proteína que dá firmeza a pele e é a pior coisa para sua beleza e organismo em geral. Consuma alimentos com baixo índice glicêmico e deixe o açúcar refinado um pouco de lado… Ele não vai fazer falta nenhuma para o seu corpo.

Acne

acne

Se você sofre de acne, fazendo apenas algumas mudanças em sua dieta sentirá a mudança em menos de duas semanas. Sim, acredite! Primeiro, corte o açúcar de sua alimentação e consuma alimentos com açúcar natural e baixo índice glicêmico como frutas, por exemplo. Você também deve ter cuidado com alimentos ricos em amido, que aumentam os níveis de açúcar no sangue, assim como o açúcar refinado faz. Se a glicemia (nível de açúcar no sangue) fica constantemente alto e os níveis de insulina estão desequilibrados, ocorre inflamação.

Isso cria a acne de duas maneiras: em primeiro lugar, a produção excessiva de insulina (quanto mais açúcar, carboidratos refinados, mais insulina você produz e libera) provoca o aumento de alguns hormônios que levam a acne. Em segundo lugar, a inflamação causada pela ingestão de alimentos  açucarados, afeta pele e fígado. Quando o fígado está sobrecarregado pelo excesso de açúcar, não consegue filtrar as toxinas diárias que entram em contato com nosso organismo e esse acumulo de toxinas aparece na pele como espinhas e cravos. Mantenha sua glicemia estável comendo a cada 3 horas e dando preferência a alimentos integrais, verduras, frutas e legumes, proteínas magras e gorduras saudáveis. Sua pele agradece!

Palidez

branca-sem-make

Se você está achando sua pele pálida e sem vida, pode ser que  esteja consumindo pouca gordura e seu rosto não está sendo alimentado, literalmente. Como vocês sabem, a gordura funciona de duas maneiras para o seu corpo: mantém a pele úmida e macia e aumenta a absorção de vitaminas lipossolúveis, ou seja, vitaminas que dependem da gordura para serem absorvidas. E são justamente as vitaminas relacionadas com a saúde da pele: vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K.

Outra dica: comer alimentos naturais em vez dos processados pode ajudar nessa questão. Os alimentos processados contêm menos nutrientes, e portanto, é mais difícil para o seu corpo conseguir vitaminas e minerais suficientes a partir desses alimentos. Para evitar pele pálida: durma o suficiente e consuma os alimentos certos!

Lábios rachados

lábios

Todos nós ficamos com os lábios secos no inverno, mas se isso é um problema constante para você, pode ser que esteja com deficiência de zinco ou vitaminas do complexo B. É comum faltar estes nutrientes em pessoas que não se alimentam de forma adequada e consequentemente apresentam um sistema imunológico enfraquecido. Para prevenir ou tratar lábios secos, consuma mais alimentos ricos em zinco e vitamina B, como nozes, sementes, cacau, peixes e iogurte.

Você sofre ou já sofreu com algum problema de pele e melhorou com a alimentação? Conte para mim!

Espero que a matéria ajude vocês!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por Alicia - 26 de abril de 2015  14:48 Responder

    Muito boas as dicas. Irei melhorar a minha alimentação. Parabéns por todo esse conhecimento e obrigada por compartilha-lo.

    • por giovana - 29 de abril de 2015  16:00 Responder

      Oi Alicia! Obrigada minha linda... Que bom que gostou! Espero te ajudar a melhorar a alimentação... Conte comigo! Um beijão, Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.