6 snacks saudáveis para você beliscar durante os jogos da copa

Olá pessoal!

A copa está chegando, hein?! Que emoção… Já estou ficando ansiosa! E quem não gosta de relaxar, encontrar os amigos e até tomar uma cervejinha enquanto assiste os jogos? Todo mundo! Os petiscos que acompanham a cerveja geralmente são bem calóricos e cheios de gordura: linguiça, frango empanado, salgadinhos, bolinhas de queijo, etc. As pessoas acabam exagerando na quantidade e, acompanhados de cerveja (podemos chama-la de “pão líquido”, de tanto carboidrato que tem!), estes petiscos tornam-se uma verdadeira bomba! E temos um agravante: a copa calhou na época de frio… Frio + jogo de futebol + férias de julho = Peso extra na balança. É inevitável… No frio também ficamos com mais preguiça e a academia fica em segundo plano. Para evitar tudo isso, vou dar algumas dicas de petiscos saudáveis que você poderá beliscar durante os jogos. A maioria têm um valor calórico alto, mas em compensação são ricos em nutrientes, e é isso que deve te preocupar mais! Calorias nós queimamos, mas e os nutrientes? Precisamos de cada um deles para manter o bom funcionamento do organismo, e um bom estado nutricional é essencial no controle do peso. Mas lembre-se: o segredo está na quantidade. Preste atenção enquanto você come algo. Não é indicado comer assistindo televisão, pois é nesta hora que acabamos comendo mais sem ao menos perceber. A hora em que você conseguir prestar atenção em sua sensação de fome e saciedade, seus problemas estão resolvidos. Anote as dicas e aproveite os jogos!

1) Sementes de abóbora

Semente de abóbora

Se você procura um “salgadinho” saudável e saboroso, a semente de abóbora é uma excelente opção! Com uma grande variedade de nutrientes, que variam do magnésio, manganês ao cobre, as sementes de abóboras são verdadeiras “potências nutricionais”. Também possuem fitoesteróis e antioxidantes, que neutralizam os radicais livres e assim, previnem o envelhecimento precoce. Um quarto de xícara destas sementes contém quase metade da recomendação diária de magnésio, um nutriente com ampla gama de funções fisiológicas e de importância vital, atuando desde a criação de ATP , as moléculas de energia do seu corpo, até bombeamento de sangue pelo coração, formação de ossos e dentes, relaxamento dos vasos sanguíneos e bom funcionamento do intestino. O magnésio ajuda a baixar a pressão arterial, prevenindo ataques cardíacos e acidente vascular cerebral. Grande parte da população apresenta deficiência deste mineral e não sabem. Outro benefício da semente de abóbora: são fontes de zinco, importante para fortalecer o sistema imunológico, para o sono, humor, saúde da pele, regulação de insulina e função sexual masculina. A deficiência de zinco pode causar aumento de gripes e resfriados, fadiga crônica, depressão, acne, bebês com baixo peso ao nascer, problemas de aprendizagem e mau desempenho escolar em crianças, entre outros problemas.

2) Chips de batata-doce ou de abobrinha

Chips de batata doce

Para o chips ficar dessa cor, você pode polvilhar com açafrão da terra, um excelente anti-inflamatório com ação termogênica!

Pessoal, simples de fazer e delicioso! Este petisco é o meu preferido! A batata-doce é rica em vitamina B6, uma vitamina que ajuda a reduzir a homocisteína do nosso organismo. OK Giovana, mas o que é homocisteína? É um aminoácido que está associado ao aparecimento de doenças degenerativas e cardiovasculares, portanto reduzir os níveis deste aminoácido no sangue é um bom negócio! Contém vitamina C, vitamina D, ferro e é uma boa fonte de magnésio também, o que ajuda a dar uma relaxada! A batata-doce tem uma vantagem sobre a batata normal: seu índice glicêmico é mais baixo, por isso a absorção de açúcar pela corrente sanguínea é mais lenta… Logo, ela manterá sua saciedade por mais tempo, evitando picos e quedas na glicemia. A abobrinha é outra ótima opção e ainda tem uma vantagem: é pobre em carboidratos e por isso, você pode comer com a consciência mais leve! Para fazer é fácil: corte a batata ou a abobrinha em formato de batata chips (pode ser no processador, para que fiquem do mesmo tamanho e bem fininhas), tempere com sal grosso, alecrim e pimenta-do-reino em pó (o tempero vai do seu gosto, eu adoro essa combinação!). Coloque no forno, uma separadinha da outra e deixe por cerca de 30 minutos ou ate ficar bem douradinha e crocante. Ao esfriar, ela já fica com consistência de chips mesmo. Delicioso, fácil e saudável! Muito melhor que salgadinho de pacote…

3) Castanha de caju

castanha de caju

Escolha a sem sal!

Difícil comer só uma, hein? Mas temos que controlar e apreciar seu sabor! A castanha de caju não possui apenas um sabor suculento, como oferece muitos benefícios a saúde. Ela possui níveis elevados de minerais essenciais, como ferro, magnésio (ele mais uma vez…OBA!), fósforo, zinco, cobre, manganês e ainda contém proteína e gordura do bem. Aliás, se o que te preocupava na castanha de caju era o teor de gordura, podem ficar tranquilos. A gordura presente em sua composição é considerada gordura boa, que reduz o risco de doenças cardíacas e favorece o emagrecimento. Na verdade pessoal, a castanha de caju tem menos gordura por porção que muitos frutos secos populares comumente encontrados em supermercados e lojas de produtos saudáveis, como o amendoim e as nozes. Sem colesterol, esta castanha pode ser consuma por pacientes cardíacos e devido aos seus altos níveis de ácidos graxos monoinsaturados, elas ainda ajudam a elevar os níveis do colesterol bom, conhecido como HDL. Cuidado apenas com a quantidade, mas você já sabe que tudo em excesso não faz bem, certo? Então, fiquem atentos para não extrapolar!

4) Cenoura e pepino em palito com homus

Cenoura e pepino com homus

Se você está em processo de emagrecimento e precisa evitar calorias extras, tenho uma solução: petiscos de cenoura e pepino com homus. Delicioso, comida de verdade, saudável, prático… Tudo de bom! Cenoura e pepino são firmes, estimulam a mastigação, são ricos em água e lotados de nutrientes. Para dar um toque no lanche, nada como o homus. Feito a partir do grão de bico, é uma excelente fonte de proteína vegetal, potássio  e fibras. Uma ótima combinação para quem está no caminho do emagrecimento, mas não quer deixar de socializar na copa!

5) Sementes de girassol

Semente de girassol

Escolha a sem sal! A semente de girassol é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.

As sementes dessa flor tão linda são muito benéficas ao seu organismo. São facilmente encontradas e estão disponíveis o ano todo. Apenas um punhado delas por dia pode melhorar drasticamente sua saúde e bem-estar. Elas ajudam a controlar danos celulares, desempenhando um papel importante na prevenção do câncer. Isso porque são boas fontes de selênio, assim como a castanha do Pará, um inimigo comprovado do câncer. Também contém magnésio (ajuda a acalmar os nervos durante os jogos…) e cobre, que ajudam a manter os ossos fortes e saudáveis. Contém a vitamina E como bônus, que ajuda a aliviar dores da artrite. Apenas 1/4 de xícara de sementes de girassol por dia pode ajudar a manter problemas cardíacos bem distantes. Elas impedem que o mau colesterol “grude” na parede das artérias e assim, evita ataques cardíacos.

6) Amendoim

Amendoim

Ele é um grande companheiro na hora da cervejinha, não é? Ainda mais em época de festa junina… Ele é sem dúvida uma das preferências nacionais. Faz parte da família das leguminosas, juntamento com o feijão, lentilha e a soja. Apesar de ser bem calórico, ele pode ser um aliado da boa forma, já que garante sensação de saciedade. Como? Já reparou como temos que mastigar o amendoim… Ao mastigar tanto, nosso cérebro recebe uma mensagem de que estamos comendo e logo acontece a liberação do hormônio responsável pela sensação de saciedade. Por isso é tão importante mastigar tudo! O amendoim também é fonte de fibras, o que também ajuda a afastar a fome por mais tempo. Estudos mostram que o amendoim ajuda no controle de peso e é um protetor do coração, já que é rico em fitoesteróis, substâncias que “enganam” o organismo, e tomam o lugar do mau colesterol, já que a estrutura é parecida, e assim, favorecem a eliminação do LDL. Apesar de seus benefícios, as versões industrializadas são mais preocupantes, pois apresentam corantes e muito sódio na composição. O ideal é comer o amendoim em sua forma mais natural, mas se não tiver jeito e precisar dos industrializados, procure o selo Fundação Pró-Amendoim, que garantem a qualidade e procedência do produto. Quando o amendoim apresenta problemas na armazenagem e estocamento, uma substância tóxica chamada aflotoxina pode dar as caras e isso não é nada bom para saúde, por isso, fiquem atentos na qualidade do produto na hora da compre e comam com equilíbrio. O ideal é fazer um super mix de todas essas sementes, castanhas e amendoim e beliscar um pouco durante os jogos.

Espero que gostem das dicas e que curtam a copa do mundo aqui no Brasil com muita alegria e saúde!!!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.