5 fatos mostram por que alergias alimentares são mais comuns hoje que antigamente…

Olá pessoal!

Se você perguntar a sua avó ou avô se no tempo deles havia muitos tipos de alergias alimentares eles provavelmente dirão que não, que não sabem ou que na época deles não existiam tantos exames e tecnologias para diagnóstico como temos hoje. Mas o fato é que as coisas mudaram de uns tempos para cá, e muito! Tudo evoluiu, mudou e nossa alimentação acompanhou todas as mudanças que ocorreram. O “chato” disso tudo é que neste caso foi para pior. Com tanta tecnologia e falta de tempo das pessoas, as comidas prontas ganharam lugar de destaque na casa de todos. Abra seu armário e geladeira neste instante e veja se há mais pacotes ou alimentos naturais… Depois você me conta.

Que fique claro: isso não quer dizer que sua alimentação seja péssima, certo? Como sempre digo, não sou NADA radical e acredito que quando você aprende a dosar as coisas em sua vida tudo fica mais fácil, mais leve, sabe? E aqui não me refiro apenas à alimentação, digo de uma maneira geral. TUDO em exagero acaba te prejudicando, qualquer coisa! Infelizmente não “nascemos sabendo” equilibrar as coisas em nossa vida, mas aprendemos. Isso leva tempo, afinal é um processo de auto-conhecimento que acontece TODOS os dias. Somos seres humanos, mudamos de opinião com o tempo, mas PRECISAMOS parar para NOS RECONHECER. Quem é você hoje? Quais as suas prioridades? Daqui um tempo você pode lembrar de sua resposta e ser algo completamente diferente, por isso digo que  prestar atenção em nosso corpo e entende-lo é uma tarefa diária.

Hoje em dia é muito comum as pessoas desenvolverem alergias ou intolerâncias alimentares (farei um post explicando as diferenças entre elas, ok?), mas por que será que isso é mais comum nos tempos atuais?

No post de hoje vamos descobrir o porquê das pessoas terem mais alergias hoje do que antigamente:

FATO 1: antigamente eles comiam apenas os alimentos da época

Pessoal, na época dos seus pais ou avós a comida vinha de onde? Fazendas ou pequenos mercados. Os alimentos não tinham tantos conservantes e comia-se comida fresca! Por falta de alimentos processados, as dietas eram muito nutritivas e forneciam tudo que o corpo precisava para funcionar bem. Quando você consome alimentos cheios de substâncias químicas o seu corpo fica um pouco perdido, afinal ele não sabe como lidar com aquilo tudo… Ele simplesmente não reconhece aquelas substâncias e não consegue metaboliza-las. Isso causa um DESEQUILÍBRIO muito grande que afeta seu organismo de uma forma geral, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças ou problemas hormonais, por exemplo.

FATO 2: o aleitamento materno

Antigamente, quando ainda não existiam tantas fórmulas para bebês e tudo mais, as mães amamentavam os filhos, afinal não tinham outra opção. É muito importante que a criança se alimente APENAS com o leite materno até os 6 meses (no mínimo). Isso evita uma série de doenças e também previne o desenvolvimento de alergias alimentares no futuro.

FATO 3: não faziam dietas restritivas e nem “brincavam” com o metabolismo

Vocês sabem que o padrão de beleza estabelecido pela sociedade mexe com a cabeça das pessoas, não é? Se antes apenas as mulheres eram preocupadas com a forma física, hoje já não se pode afirmar o mesmo: homens e mulheres topam qualquer negócio para atingir o corpo dos sonhos. Submetem-se a dietas super restritas sem a menor necessidade, tomam remédios perigosos, drogas, qualquer coisa! Para essas pessoas não importa se o corpo está saudável ou não, o que importa é a imagem no espelho. Na época dos meus avós as pessoas não eram tão “vítimas da moda”. Cada um tinha um formato de corpo e as pessoas se aceitavam. Não havia essa história de contar calorias e nem tantas ofertas de alimentos para dietas como shakes e tal. Por esse motivo, comiam comida DE VERDADE e assim saciavam suas vontades e desejos.

FATO 4: eles cozinhavam mais…

Com a correria do dia a dia as pessoas pararam de cozinhar. Eu sei que você deve chegar em casa super cansado (a) e não quer saber de nada, mas tudo é uma questão de organização. Muitas pessoas relacionam o ato de cozinhar com algo trabalhoso e demorado, mas você definitivamente não precisa ser um “chef” para se divertir na cozinha. A maioria das receitas que posto aqui no site são rápidas e ficam prontas em menos de 20 minutos! Outro ponto fundamental é a organização! Se você sabe que não terá tempo de cozinhar durante a semana, tente deixar tudo no jeito sábado ou domingo pelo menos. Comer comida de verdade não tem preço gente, e a saúde agradece!

FATO 5: eles faziam do alimento seu medicamento

Pessoal, naquela época não haviam tantos remédios desse jeito. Vocês sabem que a indústria farmacêutica fatura BILHÕES e BILHÕES por ano na venda de medicamentos, não é? É muito mais interessante (para eles) que as pessoas adoeçam e usem cada vez mais remédios, assim todos lucram e mantêm o faturamento lá em cima enquanto você ADOECE. Antigamente as pessoas valorizavam muito o poder medicinal dos alimentos e tratavam muitos males apenas com a alimentação. Então, espera um pouco Giovana, você acha que todos os remédios são ruins? CLARO QUE NÃO. Sou diabética tipo 1 desde os 7 anos e o que seria de mim se não existisse a minha insulina? Tudo tem dois lados, certo? A questão é tomar medicamentos sem necessidade, quando na verdade a solução para tudo seria comer COMIDA DE VERDADE e só… Muito mais barato e saudável, concordam?

E o que tudo isso tem a ver com alergia alimentar????

Sua nutrição afeta TODAS AS CÉLULAS do seu corpo. TODAS! A saúde das nossas células depende totalmente do que comemos e do nosso estilo de vida. As células formam os tecidos, que por sua vez formam os órgãos, que constituem nosso corpo. Se as suas células não forem saudáveis o que acontece? A integridade dos tecidos que formam teus órgãos vai sofrer e assim você se tornará mais “sensível” a certos alimentos. Por isso, vamos comer com alegria e consciência… Tudo fica melhor!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.