5 ervas e especiarias boas para saúde

Olá pessoal!

Usar ervas e especiarias em uma refeição é uma boa maneira de acrescentar sabor e aroma aos seus pratos, sem falar em suas propriedades terapêuticas. Confira 5 ótimos temperos e seus benefícios para sua comida ficar mais gostosa e a saúde em dia!

SALSA

A salsa é uma erva muito conhecida por sua ação diurética. Ajuda a reduzir os desconfortos gástricos e a retenção de líquidos. É rica em vitamina A, C e E, que fortalecem o sistema imunológico.

A salsa também é uma boa fonte de vitamina K, muito importante para a saúde dos ossos. Além de ajudar a manter seus ossos fortes, esta vitamina impede o acúmulo de cálcio nos tecidos, que pode levar a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

Duas colheres de salsa oferecem mais que a recomendação diária de vitamina K. Procure variar os alimentos de sua rotina para garantir todos os nutrientes que seu corpo precisa e merece.

COENTRO

O coentro é muito conhecido por suas propriedades desintoxicantes. Ele tem a capacidade de fazer uma verdadeira faxina no corpo, eliminando metais pesados como o mercúrio e alumínio, que em excesso estão associados a diversos problemas de saúde como câncer, doenças cardiovasculares, doença renal, pulmonar e ossos fracos.

O coentro também atua como um relaxante muscular natural e pode agir como um sedativo leve. Ele ajuda a controlar a ansiedade e reduz os efeitos nocivos do estresse.

Fazer um suco com coentro e maracujá no final do dia pode ser uma ótima maneira de fornecer uma dose extra de vitaminas do complexo B ao organismo e aliviar a mente e o corpo no final de um dia estressante. Experimente!

CÚRCUMA

A cúrcuma é uma especiaria antiga, com aroma picante e fresco. Ficou conhecida como açafrão das índias, já que sua cor é parecida com a do açafrão.

Como deve ser utilizada em pequenas quantidades, não apresenta quantidades significativas de nenhum nutriente. Porém, quando usada com frequência oferece muitos benefícios a saúde, como melhora da digestão e sua ação anti-inflamatória.

Também previne a trombose e facilita o esvaziamento da vesícula biliar, sendo muito recomendada para pessoas com problemas de origem hepática. Combinada com pimenta do reino, sal, azeite e limão, a cúrcuma deixa qualquer comida cheia de sabor. Experimente!

GENGIBRE

Se você quer dar uma acelerada em seu metabolismo de forma natural, o gengibre é uma boa opção. Ele é considerado um alimento termogênico, ou seja, tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e assim, queimar mais calorias. Além disso, possui ação anti-inflamatória e é muito indicado para dores de cabeça e náuseas.

O responsável pelo sabor marcante e acentuado do gengibre, muito agradável ao paladar por sinal, é uma substância chamada gingerol, que possui propriedades antioxidantes e ajuda a proteger o organismo do ataque de bactérias e fungos.

ALECRIM

Quem não gosta de sentir o aroma de alecrim pelo ar? Além do seu cheiro delicioso, a erva é considerada uma das mais completas quando se fala em saúde.  O alecrim é estimulante e muito indicado para tosse e gripe, além de ajudar em crises de asma devido a sua ação expectorante.

Ele também estimula o funcionamento das nossas glândulas suprarrenais, aumentando os níveis de energia ao acordar e aliviando o estresse. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo e assim, favorece seu cérebro e consequentemente sua memória.

 O alecrim também é rico em vitaminas e minerais que favorecem sua ação diurética e assim ajuda em casos de retenção de líquidos.

Com essas ervas e especiarias você consegue temperar muito bem a comida, obtém todos esses benefícios e ainda reduz o consumo de sal. Bom demais, hein?!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.