5 alimentos para prevenir dor de cabeça

Olá pessoal!

Você tem dor de cabeça com frequência? Conhece alguém que reclama do problema? Então o post de hoje vai ajudar! Anote aí 5 alimentos que podem ajudar a amenizar essa dor tão incomoda que atrapalha a vida de muitas pessoas.

AMÊNDOAS

As amêndoas possuem salicilato, o mesmo componente da aspirina e por isso possui ação analgésica. Tome cuidado apenas com a quantidade, porque o excesso de amêndoas pode causar o efeito contrário e causar mais dor de cabeça. A recomendação para que isso não aconteça é de no máximo 12 amêndoas por dia. O selênio, outro nutriente encontrado nas amêndoas e castanhas, também pode ajudar com sua capacidade de eliminar os metais tóxicos do organismo, que em excesso podem levar ao aparecimento da dor de cabeça e enxaqueca.

Ainda sobre o poder que as oleaginosas possuem, o nosso próximo item da lista é a castanha de caju.

CASTANHA DE CAJU

A castanha de caju fornece magnésio, que evita a contração dos vasos e assim previne o aparecimento daquela dor que faz a cabeça latejar. Por conter o triptofano em sua composição, a castanha de caju promove o relaxamento e tem efeito calmante, outro fator que ajuda no combate da dor. Ela também contém selênio, um nutriente que ajuda a eliminar o excesso de toxinas do nosso organismo, uma das causas da dor de cabeça, como falei no item anterior.

Para obter esses benefícios, a recomendação geral é de 5 a 10 unidades de castanha de caju. O ideal é que seja crua e sem sal e cuidado com a quantidade, pois são fontes de gordura e por isso bem calóricas.

ALIMENTOS INTEGRAIS (FRUTAS E VERDURAS também)

Se você tem dores de cabeça inexplicáveis, pode ser que seu corpo precise de mais magnésio!

Para garantir uma alimentação rica nesse nutriente, inclua alimentos integrais sempre que puder. Quando estiver em um self-service e tiver arroz branco ou macarrão normal e o integral, experimente o integral. É tão saboroso quanto a outra versão e fornece mais magnésio ao seu organismo. Você deve usar o mesmo raciocínio para a escolha do pão que consumirá em seu dia a dia: o integral fornece mais nutrientes ao seu corpo, algo que te beneficiará de diversas maneiras!

CAFÉ 

A cafeína, seu ingrediente mais ativo, melhora o humor, a concentração e pode melhorar o rendimento atlético, além de aliviar dores de cabeça.

Também estimula o sistema nervoso central e em pequenas doses, pode trazer sensação de bem-estar, disposição e ânimo, o que torna o café um grande aliado no combate à depressão.

A recomendação geral é de 2 a 3 xícaras pequenas por dia, mas isso varia de acordo com o organismo, já que algumas pessoas apresentam maior ou menor sensibilidade à cafeína.

GENGIBRE

O gengibre possui substâncias anti-inflamatórias que possuem efeito analgésico para muitas dores, inclusive a de cabeça. Esse poderoso alimento tem a capacidade de reduzir o inchaço e inflamação, mas é importante lembrar que seu efeito sob a dor não é imediato. Para obter os benefícios recomenda-se 1 colher de café do alimento por dia, em sucos ou outras preparações.

Anotaram? São alimentos acessíveis e fáceis de se encontrar! Espero que gostem e aproveitem essas dicas…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

4 Comentários

  1. por Yasmin - 20 de novembro de 2015  9:22 Responder

    Adorei as dicas, vou tentar fazer pra ver se paro um pouco com tantas dores de cabeça que eu costumo ter.

    • por giovana - 25 de novembro de 2015  17:00 Responder

      Oi linda!!

      Tomara que te ajude... Um beijo!

  2. por Marta Volpe - 24 de novembro de 2015  9:01 Responder

    Tenho zumbido na cabeça e um início de perda auditiva pela idade (53 anos). O otorrino pediu para não ingerir cafeina porém tbm tenho dores de cabeça constantes e o café me aliciava. meu consumo é de até 3 xíc pequenas por dia.
    O que fazer ?

    • por giovana - 25 de novembro de 2015  17:05 Responder

      Ele suspendeu toda a cafeína da sua dieta?

      Você precisa, em primeiro lugar, investigar a real causa do problema para tratar da forma correta. Retire o café e o chocolate da alimentação e observe se há melhora. Pode ajudar, mas investigue o porquê do problema antes de tudo!

      Beijos,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.