5 alimentos anti-inflamatórios

Olá pessoal!

Falta de disposição, excesso de peso, resistência baixa, pele flácida, rugas, dores nas articulações… Tudo isso pode ser um sinal que seu corpo está inflamado. Corpo inflamado?! Como assim?! Como isso seria possível??

Alguns alimentos, quando consumidos em excesso (eu disse EM EXCESSO), levam a um processo inflamatório que pode repercutir de diversas maneiras em seu organismo. Quando você exagera na quantidade de açúcar refinado, pães e massas feitos com farinha branca todos os dias de sua vida, aumentam as chances de sentir os efeitos destas escolhas em seu corpo.

Isso acontece porque ao caírem em seu estômago esses alimentos são rapidamente transformados em glicose. Para toda essa glicose (açúcar) entrar dentro de suas células e te darem energia, seu corpo produz um hormônio chamado insulina (aposto que já ouviu falar). Quando esse hormônio é liberado depressa (e isso acontece sempre que você come doces, massas e pães feitos com farinha branca e açúcar refinado), ele tem um efeito pró-inflamatório, além de fazer seu corpo estocar gordura (o excesso de gordura no corpo nada mais é que um processo inflamatório).

Essa gordura em excesso que ficou estocada, principalmente aquela que fica acumulada na barriga, estimula a produção de radicais livres, que em excesso também são consideradas substâncias inflamatórias.

Por outro lado, outros alimentos podem te ajudar a reverter o quadro!

Para isso você deve tentar incluir em sua rotina alguns alimentos com poder anti-inflamatório…Inclusive agora no inverno é muito bom acrescenta-los na dieta, assim você também evita inflamações de garganta, por exemplo, bem comum nessa época do ano, né?

Além de deliciosos, darei exemplos acessíveis e fáceis de encontrar, certo? Você não precisa mudar radicalmente sua alimentação de uma hora para outra para obter os benefícios que os alimentos podem proporcionar. Acrescente um alimento aqui, outro ali todos os dias e já sentirá as maravilhas que eles podem fazer pela sua saúde e bem-estar. Acredite!

AVEIA

Rica em fibras, a aveia ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e por isso é um ótimo alimento para evitar aquele pico de insulina, um dos responsáveis pelo processo inflamatório. Quanto comer? Não gosto de falar em quantidades, pois isso varia MUITO de pessoa para pessoa, mas com 2 colheres de sopa por dia você já sentirá seus benefícios.

FRUTAS VERMELHAS

Vale o morango, a goiaba, ameixa, amora, framboesa, acerola ou açaí. Todas possuem substâncias antioxidantes com um poder anti-inflamatório incrível! Com apenas 1 xícara de chá por dia de alguma delas (ou da mistura delas), você já poderá sentir as maravilhas que essas frutas podem proporcionar. Se você quiser aumentar ainda mais o poder anti-inflamatório delas, misture-as com gengibre, outro alimento que evita inflamações! Como? Que tal um suco de amoras, framboesas e gengibre? Se quiser um suco mais doce, em vez de usar água, use água de coco!

IOGURTE NATURAL

O iogurte natural é rico em probióticos, substâncias que facilitam nossa digestão e auxiliam o bom funcionamento do intestino. Dessa forma, estimulam a produção de substâncias com ação anti-inflamatória. Manter o seu intestino funcionando bem é fundamental para uma boa saúde já que boa parte dos nutrientes são absorvidos nessa região.

BRÓCOLIS

Ele contém substâncias poderosas que favorecem as defesas naturais do nosso organismo e assim, ajuda no combate de processos inflamatórios.

AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM

O azeite é MUITO bom neste caso por dois motivos: além de sua poderosa ação anti-inflamatória, ele ajuda na absorção de substâncias com o mesmo poder presentes nos vegetais. Tente finalizar suas preparações com azeite para garantir esses benefícios! Ao terminar de montar sua salada, sopa ou depois de fazer um molho de tomate, jogue um pouco de azeite por cima e assim garanta a absorção de muitas substâncias poderosas no combate às inflamações.

Aproveite a vida com muita saúde, disposição e alegria de viver!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

6 Comentários

  1. por Lindalin Silva - 17 de julho de 2015  15:05 Responder

    Nossa adorei as dicas, vou acrescentar a minha alimentação com certeza !

    • por giovana - 18 de julho de 2015  12:06 Responder

      Isso ai!!! São ótimos alimentos... Beijão, Giovana Morbi

  2. por CARLOS EDUARDO DA SILVA - 18 de julho de 2015  20:01 Responder

    Saudações,
    Excelente orientação principalmente a maneira como se interage com o público.
    Parabéns Dra. Giovana.
    att,
    Carlos..

    • por giovana - 22 de julho de 2015  18:26 Responder

      Olá Carlos!

      Muito obrigada pela mensagem. Fiquei contente! Beijos, Giovana Morbi

  3. por Camile - 21 de julho de 2015  22:45 Responder

    Giovana, boa noite!

    Gostaria de te parabenizar pelo site.
    Depois que conheci ele não perco uma publicação!
    Agora uma duvida, ouvi dizer que o azeite de oliva ao ser aquecido se torna prejudicial a saúde.
    Isso é verdade?

    Beijos enormes!

    • por giovana - 22 de julho de 2015  18:38 Responder

      Olá Camile!

      Obrigada minha linda, fiquei muito feliz em saber que acompanha todas as matérias... MUITO obrigada! =D
      Isso acontece com a maioria dos óleos: quando submetidos a altas temperaturas por muito tempo, como na preparação de frituras, eles sofrem uma alteração química e formam uma substância prejudicial a saúde. Por isso a manteiga e o óleo de coco são mais indicados em preparações que vão ao fogo... São mais estáveis a altas temperaturas e não há a formação dessa substância tóxica. Mas comer uma fritura uma vez ou outra não faz mal... Só faz mal quando vira rotina! Espero ter tirado sua dúvida =D Beijão, Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.