como preparar chá + receita de 2 chás termogênicos gelados

Olá pessoal!

Quando eu penso em chá logo me vem à cabeça um aroma de erva-cidreira e camomila, o que lembra muito minha infância, quando meu pai misturava os dois chás e me dava para dormir. E funcionava, hein? Depois do “chá bomba-de-sono”, como chamávamos, a gente “capotava”.

Começar a tomar chá é um hábito. Confesso que antigamente eu não era muito fã, mas com o tempo comecei a apreciar e o melhor, a entender os efeitos positivos que os chás podem ter em nossa saúde.

Se você continua achando que chá não é muito sua praia por causa do calor, mas quer usufruir dos benefícios das ervas, tome gelado! Os chás podem durar até 12 horas em garrafa de vidro na geladeira. Por isso pode fazer de manhã e beber a tarde, sem problemas.

url.jpg

Bom, aqui vão algumas dicas para o preparo correto dos chás:

Quantidade: uma regra que não tem erro – para cada litro de chá, use 1 colher de sopa da erva; Se for fazer apenas uma xícara, use 1 colher (chá).

Tipo: quando usar ervas ou flores, prepare uma infusão – ferva a água e quando ferver (borbulhar), desligue o fogo, acrescente a erva e deixe descansar por alguns minutos. Lembre-se: quanto mais tempo deixar descansando, mais forte ficará o sabor (vai do seu gosto). Com ervas e especiarias mais duras, como no caso do pau de canela, gengibre e cravo, por exemplo, faça assim: quando a água ferver (borbulhar), acrescente a especiaria e deixe em fogo baixo com o recipiente tampado por 5 minutos.

Recipiente: tente usar um recipiente que não altere o sabor ou interaja com os nutrientes, como chaleiras, leiteiras ou panelas de inox, porcelana, ferro fundido ou vidro. Evite alumínio.

Adoçar ou não? Essa pergunta é bem comum. O ideal é não adoçar, mas se for difícil para você, use mel, açúcar de coco ou estévia pura. Se não se adaptar, use pouca quantidade da sucralose.

Qualidade da erva: outro ponto importante! Use ervas frescas  ou desidratadas da melhor qualidade sempre que puder, mas quando utilizar as ervas secas, observe a procedência, se estão velhas, com bolor ou bichinhos. Compre chás em locais de confiança, já que podem te vender “gato por lebre”.

Posso usar chá de saquinho? Poder pode, mas nem sempre os princípios ativos do chá (justamente o que vai te beneficiar) estão dentro desse saquinho. Pode ser que bem a parte que você precisa da erva tenha sido desprezada, e isso não tem como saber. Eu recomendo usar a erva mesmo (até mesmo desidratada ou seca) no lugar dos saquinhos, mas não há problemas em usa-los.

  • Quando fizer um chá, sempre use água filtrada.
  • Por fim, escute seu corpo. Não utilize o mesmo chá por muito tempo, pois toda erva interage com nosso organismo de alguma maneira. Para cada fase da vida, há uma necessidade. Por isso, varie ou procure minha ajuda no consultório para algo mais específico, certo? As receitas que dou aqui são para pessoas saudáveis e sem complicações de saúde, ok? Os alimentos interagem não apenas com nossas células, mas também com alguns medicamentos. Por isso, não faça alterações em sua dieta sozinho (a), nem deixe que o médico faça isso. Apenas um (a) nutricionista pode cuidar da alimentação de uma pessoa, combinado?

Bom, aqui vão 4 receitas refrescantes de chás gelados que vão te ajudar a queimar umas calorias extras e te refrescar em dias quentes!

 Chá verde gelado com abacaxi

  • 1 xícara de chá verde gelado (faça o chá, espere esfriar e coloque na geladeira para usar na receita)
  • 2 fatias de abacaxi picada em cubos
  • folhas de hortelã a gosto
  • 1 colher (sobremesa) de mel

Bata todos os ingredientes no liqüidificador, coe e beba com gelo.

Chá de gengibre com canela e casca de limão

observação: esse chá é potente! Se você tem pressão alta ou está grávida/amamentando, evite.

  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 cm de gengibre
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 1 colher (chá) da casca do  limão ralada
  • Suco de 1 limões
  • 1 colher (sobremesa) de mel
     

     

     

     

Primeiro, ferva a água e quando começar a borbulhar, coloque o gengibre, a canela e a casca do limão. Deixe em fogo baixo por 5 minutos com o recipiente tampado. Desligue o fogo, deixe esfriar e coloque na geladeira. Quando esfriar, misture com o suco de um limão, adoce com o mel e sirva com gelo.

Espero que tenham gostado… Até a próxima, pessoal!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.