4 bons motivos para incluir a chia na dieta!

 

Olá pessoal!

Hoje te darei alguns bons motivos para incluir a famosa semente de chia em sua alimentação.

Você conhece?

Prazer, chia.

Chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea de origem das regiões da Guatemala, México e Colômbia. Sua semente, que ficou muito famosa, é vendida integralmente, como farinha ou óleo, é considerada um super alimento por sua composição nutricional. A seguir, veja motivos para incluí-la em sua alimentação!

1- É rica em Ômega-3

O ômega-3 é um tipo de gordura com poderoso efeito anti-inflamatório, com a capacidade de reduzir o triglicérides e aumentar o HDL, o que faz dele um nutriente protetor do sistema cardiovascular.  As fontes vegetais de ômega-3 mais conhecidas são a linhaça e a chia, sendo que o óleo dessas sementes apresentam o  maior teor do nutriente.

Por que você deveria consumir mais ômega-3?

A alimentação ocidental é rica em ômega-6 e pobre em ômega-3. A relação correta seria: a cada refeição ou lanche deveríamos consumir 3 partes de ômega-6 para 1 de ômega-3. Porém, em nossa alimentação costumamos consumir mais de 20 partes de ômega-6 para 1 parte de ômega-3. Este desequilíbrio é responsável pelo desenvolvimento de muitas doenças. O ômega-3 foi banido da alimentação do brasileiro. Com a poluição, a alimentação inadequada, tabagismo, sedentarismo, produzimos muitos radicais livres e toxinas, que por sua vez, causam inflamações.

Sem a modulação destes nutrientes (ômega-6 e ômega-3), as pessoas passam a achar normal “sentir-se mal”, pois vivem em estado inflamatório constante e não sabem. Todos parecem estar acostumados a sentir dor de estômago, dor de cabeça, insônia, ansiedade… Os dias vão passando, você vai tomando remédios… E os dias passam… E você mascara os sintomas… E pronto. Você está doente. Tudo isso pode ser evitado com uma alimentação saudável, rica em nutrientes. Cada organismo precisa de uma quantidade e do alimento adequado para cada caso e e por isso que os nutricionistas existem!

2- Auxilia no processo de emagrecimento

Muitos dizem que a semente de chia emagrece. Mas qual será o mecanismo por trás disso?

Ela não faz milagre. Por ser uma semente fonte de gorduras fornece muitas calorias, por isso não exagere na quantidade, ou pode sentir o efeito contrário ao inclui-la sem orientação em sua dieta. Como quantidade é algo bem individualizado de acordo com o objetivo de cada um, darei uma recomendação bem geral, certo? Até duas colheres de sopa por dia são suficientes para que você obtenha os benefícios dessa semente maravilhosa, mas isso não quer dizer que você não possa consumir mais. Como eu disse, tudo depende do seu objetivo.

A semente de chia pode contribuir no processo de emagrecimento da seguinte maneira:ao chegar no estômago, a chia retém toda a água presente no meio, formando uma espécie de “gel” (ou esponja) que preenche o estômago e proporciona sensação de saciedade. Muitas pessoas relatam que reduziram drasticamente a quantidade de comida das principais refeições ao tomarem água ou algum suco com aproximadamente 1 colher de sopa de chia cerca de 30 minutos antes das refeições.

3 – Melhora a memória

Consumir a semente de chia diariamente também pode ajudar a melhorar sua memória e aprendizado graças a sua quantidade de ômega-3, nutriente que favorece a saúde cerebral e o sistema cognitivo,

4- Reduz o excesso de LDL

Além de todos estes benefícios, temos também sua ação na redução do colesterol LDL (que leva a fama de “mau colesterol”), já que as fibras presentes na semente de chia retêm uma parte das gorduras dos alimentos, eliminando o excesso pelas fezes.

Como consumir a semente de chia?

Como eu disse, a quantidade varia de acordo com o objetivo. Mas de uma forma geral, de 1 a 2 colheres de sopa por dia são suficientes. Você pode acrescentar em receitas de pães, bolos, no mingau, salpicar em frutas ou deixar de um dia para o outro no iogurte ou leite (o que deixará a preparação com cara de mousse) ou suco (que ficará como uma gelatina…. Experimente no suco de uva integral sem açúcar). Depois me conta!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.