4 alimentos da sorte para 2018

Olá pessoal!

A comida sempre desempenhou um papel fundamental na formação da cultura dos povos e muitas das grandes tradições que conhecemos são baseadas em torno do seu simbolismo. A véspera de Ano Novo não é uma exceção!

Em todo o mundo, muitas famílias cozinham alimentos específicos todos os anos por acreditarem que trazem prosperidade e boa sorte no próximo ano. Se é verdade ou não, eu não sei, mas que esses alimentos são bons para a saúde não podemos negar. E sorte mesmo é ter saúde, né?

 4 alimento que trarão saúde em 2018, e de quebra, prosperidade e boa sorte!

Peixes

Segundo tradições, ter peixe como prato principal na primeira refeição do ano poderia dar sorte de duas maneiras: suas escamas lembram moedas e eles nadam para frente, o que representa prosperidade.

O peixe é uma ótima escolha para uma refeição saudável, ainda mais se for cozido, assado ou grelhado. O bacalhau e o arenque são boas opções por serem leves, excelentes fontes de proteína, ômega-3 e vitamina B6.

Se um dos seus objetivos em 2018 é se alimentar melhor, comer um peixe assado como prato principal na primeira refeição do ano é uma boa forma de começar!

Feijão-fradinho ou lentilhas

Todo mundo sabe da tradição de se comer lentilhas no ano novo, mas feijão fradinho eu confesso que não sabia! Descobri em minhas pesquisas que muitas pessoas acreditam que o feijão fradinho se assemelha à moedas e come-los na passagem de ano poderia trazer fortuna e prosperidade no próximo ano. Tem uma tradição em que uma moeda de um centavo é lançada na panela e quem acha-la no prato terá mais sorte no ano. Mas acho que isso pode contaminar um pouco a comida, né gente? Então nem vou tentar! Rs

O feijão fradinho é rico em proteínas e ótimo para pessoas que não comem carne, assim como as lentilhas. Também tem bastante potássio, ferro e fibras. Para evitar que ele fermente e cause desconforto, deixe o feijão de molho por pelo menos 8 horas antes do preparo.

Vegetais verde-escuros cozidos

Vegetais como couve, acelga, espinafre, escarola e brócolis são considerados alimentos da sorte em alguns países europeus. Isso porque, segundo eles, as folhas parecem dinheiro amassado quando estão cozidas e por isso, come-las poderia trazer boa sorte financeira no próximo ano.

As folhas verde-escuras são grandes fontes de nutrientes: elas possuem poucas calorias, são repletos de vitaminas, minerais e fibras.

Uvas roxas

Em vez de beber champanhe à meia-noite, os espanhóis comem uvas. A tradição tem raízes no início do século 20: era uma maneira dos produtores de uva se livrarem da colheita excedente sem desperdício. Davam uvas para pessoas e comiam na festa de ano novo. Com o tempo, virou uma tradição que se espalhou pelo mundo. Dizem que após a meia noite deve-se comer 12 uvas roxas e guardar o caroço para garantir muita prosperidade no próximo ano.

As uvas roxas são grandes fontes de substâncias antioxidantes que protegem nossas células  de danos que podem levar ao desenvolvimento do câncer e outras doenças. Além disso, possuem a capacidade de reduzir o colesterol considerado ruim (LDL)  e aumentar o HDL, popularmente conhecido como colesterol bom. Eu adoro uvas! São os doces que a natureza fez…

Ter saúde não é uma questão de sorte. É uma questão de consciência e cuidado. Cuide da sua no próximo ano com carinho e verá tudo fluir de maneira diferente em sua vida. Afinal, quem ama cuida. E você, se ama?

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.