Qual a melhor dieta para o seu tipo físico?

Olá pessoal!

Certo dia eu estava em um supermercado e não pude deixar de escutar uma conversa paralela que acontecia no mesmo corredor. Eram duas amigas falando sobre… Dieta! hahaha

É um assunto que está em praticamente toda roda de conversa, e eu, como uma boa nutri (e geminiana curiosa) adoro ouvir o que as pessoas tem a dizer sobre esse assunto, que assim como política e religião, gera muita polêmica e discussão.

Na verdade não tem nada mais complexo do que ciência da Nutrição. Aliás, a alimentação é algo que podemos classificar como “algo inexplicável”.

Voltando às amigas… Uma dizia que estava sem carboidratos há duas semanas e que o marido estava quase pedindo as contas. A outra dizia que depois que tirou a banana (???) emagreceu 4 quilos. Ambas desabafavam sobre a dificuldade em perder peso e como tinham certeza que iriam recuperá-lo rapidamente.

Fiquei pensando sobre isso: será que o ser humano está fadado a uma briga eterna com a balança? Qual a dieta ideal a se seguir para não viver em guerra com si mesmo?

Está na hora de se reconectar

Low-carb, paleolítica, mediterrânea, das proteínas, vegetariana……. Aposto que já se perguntou qual a dieta ideal para o seu organismo. Sabe quem pode te responder isso? VOCÊ.

Estamos desconectados dos nossos corpos. Não prestamos atenção em nada. Enquanto comemos estamos olhando o celular, ouvindo a televisão e pensando em um milhão de assuntos ao mesmo tempo. É muita informação para o cérebro processar. O sabor dos alimentos, a mastigação e os efeitos da alimentação passam despercebidos em meio ao caos em que vivemos. E o pior: nós estamos acostumados a viver assim.

As pessoas se acostumaram a passar mal. Dor de estômago, refluxo, dor de cabeça, costas travadas, crises de ansiedade, excesso de peso….. Tudo isso passou a ser normal. Mas vou te contar uma coisa: não é normal viver assim e você não deve se acostumar com isso.

Está na hora de se reconectar com seu corpo e suas emoções. Nem todos estão preparados para isso, mas posso garantir que quando você iniciar essa caminhada verá que o caminho não é tão árduo quanto imaginou. Na real, é muito mais fácil do que imagina e as mudanças em todos os setores de sua vida serão positivas.

Como me reconectar com meu corpo?

Uma atitude simples, mas que funciona como um exercício para você começar a se conectar com seu corpo é respirar e mastigar. Antes de começar a refeição, sente e relaxe. Faça 10 respiradas profundas pelo nariz. Inspire e expire pelo nariz com calma. Oxigene seu cérebro e acalme-se. Essa técnica proporciona relaxamento e reduz a ansiedade.

Quando iniciar a refeição, mastigue cada garfada. Repouse os talheres no prato e engula tudo antes da próxima garfada. Procure sentir o sabor dos alimentos. A comunicação entre o cérebro e o estômago  demora cerca de 20 minutos para acontecer, por isso mastigar bem e comer sem pressa é fundamental para que você não coma a mais do que precisa para se sentir saciado.

Durante a refeição, sinta o seu corpo. Você não precisa comer até passar mal ou sentir necessidade de abrir o botão da calça. Quando não sentir mais fome, simplesmente pare de comer. É comum em nossa cultura as pessoas comerem até esvaziar o prato para evitar desperdício… O famoso “deixar comida no prato é pecado”. Mas pecado mesmo é sobrecarregar seu organismo, já que todo o excesso fará com que ele esgote suas energias no processo de digestão. Fiquem ligados!

Respeite seu corpo!

As pessoas são imediatistas.Demoram uma vida para engordar e querem emagrecer em 10 dias. Tenho uma má notícia: não é assim que funciona. Seu corpo precisa de TEMPO para assimilar as mudanças que você propõe a ele. E quanto mais você ameaçou sua saúde com dietas malucas e restritivas ao longo da vida, mais seu organismo vai demorar a responder a uma nova mudança. Ele vai ficar desconfiado, achando que passará por outro período de privação e assim vai segurar a gordura o máximo que puder, como uma forma de proteção.

É preciso respeitar o corpo e principalmente respeitar o tempo de cada um. Cada organismo responderá às mudanças de uma forma, mas é preciso paciência e persistência para que os resultados apareçam.

Mas então, qual a dieta ideal para mim?

A dieta IDEAL para o seu corpo é portanto….

a) aquela que você percebe que te faz bem

Só você pode identificar os alimentos que te deixam bem, com disposição e com a sensação de leveza e os que causam desconforto. Só você pode saber se prefere ficar horas sem comer ou se comer a cada 3 é o ideal. Só você para saber esse tipo de coisa. O seu nutricionista (ou sua nutricionista) vai te orientar e balancear a dieta da melhor maneira possível, mas saber o que realmente funciona…. Só você. Por isso reconecte-se com seu corpo e suas emoções. Procure distinguir o que é fome e o que é gula. Entenda o porquê de comer certas coisas sem ter fome: você procura preencher um vazio com outra coisa?

b) aquela que você consegue levar por mais tempo

Não importa se é sem carboidratos, se é fazendo jejum ou retirando produtos de origem animal. Para haver emagrecimento deve existir restrição calórica (ou seja, tem que diminuir o número de calorias ingeridas, não importa como!). Por isso, a melhor dieta é aquela que você consegue levar por mais tempo! Você e seu (ou sua) nutricionista devem bolar JUNTOS estratégias e identificar o que melhor lhe cabe…. Assim você vai incorporar hábitos para sua vida que vão te fazer bem e que você nunca mais vai abandonar. Dessa forma, seu organismo vai assimilar as mudanças no tempo dele e certamente os resultados vão aparecer sem que você perceba.

Quando perceber, estará se sentindo bem, com a cabeça leve e o corpo também.

A auto-estima melhora, a confiança aumenta e a vida pessoal e profissional deslancham.

E pensar que tudo isso começa com o que você coloca pra dentro, né?

Espero que esse post te ajude a refletir sobre o assunto…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.