Promessa de fazer dieta: como sair desse ciclo e colocar seus planos em ação?

Neste feriado viajei para a praia com algumas amigas. Eu, como nutricionista, sofro um pouco quando me vejo cercada de muitas mulheres, afinal o principal assunto entre elas é…. Dieta. E veja bem, trabalho com isso. O que para elas é um assunto corriqueiro e frequente, para mim é TRABALHO.

Durante esses dias, ao observar o “movimento alimentar” das meninas, parei para pensar a respeito das promessas em fazer dieta depois de datas festivas.

As promessas funcionam como um alívio, já reparou? Você faz algo e jura que é a última vez que fará aquilo. O “nunca mais” é uma expressão que gera ansiedade e angústia, afinal nunca mais é muito tempo.

Por que as promessas que envolvem dieta não funcionam?

O seu cérebro ignora a palavra NÃO. Quando você promete fazer dieta logo pensa em tudo que NÃO poderá comer. Quando você diz “a partir de hoje não comerei mais tal coisa”, sua mente simplesmente ignora a palavra “não”.

O que resta da frase?

“A partir de hoje comerei mais tal coisa”, o que te despertará mais vontade de comer justamente aquilo que está tentando restringir. Veja como nossa mente pode nos boicotar facilmente.

O “NÃO” não existe quando falamos em alimentação. Você PODE comer tudo, mas precisa saber COMO fazer isso para que não prejudique sua saúde.

Comer tomatinho na Páscoa? Fala sério!?

Respeito (e admiro) quem preferi trocar um ovo de Páscoa por tomate-cereja. Não é o meu caso.

A Páscoa é um feriado que acontece uma vez ao ano. É um dia em que as famílias e amigos se reúnem para comer uma belo bacalhau e trocar ovos de Páscoa. O ovo representa o renascimento, a renovação que a data simboliza. Por que são de chocolate eu já não sei, mas que são deliciosos não podemos negar.

A gordura não é formada de um dia para o outro. Não é UM dia que cometa exageros que não te tirar do eixo. O peso extra que você sente no dia seguinte é um acúmulo de ÁGUA em seu corpo, resultado do consumo excessivo de carboidratos. Isso e nada mais.

Ao voltar a uma rotina saudável, esse peso a mais no corpo desaparece. Portanto, não abra mão de datas, encontros e prazeres. Coma sem culpa e com consciência de que isso é a EXCEÇÃO e não a regra.

Quando a EXCEÇÃO vira REGRA, você engorda

Bom, quando você transforma a comilança em rotina, aí sim corre o risco de acumular gordura e prejudicar a saúde. Se você fizer todos os dias da sua vida uma Páscoa ou uma orgia gastronômica, sentirá no corpo os excessos em forma de gordura.

O que quero dizer é que você não precisa abrir mão de nada para manter o equilíbrio e nem se torturar com a culpa ao saborear algum alimento que não é considerado saudável.

Quando resolver comer algo COMA! Sem culpa, sem se “chicotear”. A alimentação não deve ser uma auto punição, e sim prazerosa, livre.

 

Foque no “Poder”

O que você DEVE comer para manter uma boa saúde e nutrir corpo? Caramba! São tantos alimentos deliciosos que a natureza proporciona… Tantas cores, sabores.

Pense em quantas coisas podem e devem fazer parte da sua rotina alimentar. Esqueça o NÃO. Tire o NÃO da sua frente e terá um caminho livre e cheio de possibilidades.

 

Então, o que devo fazer para começar a fazer dieta e sair desse ciclo?

Você não deve fazer regime. A palavra “dieta” não quer dizer “restrição”, e sim COMO nos alimentamos. Tudo o que você come faz parte da sua dieta. Já a palavra “regime” caracteriza restrição… Por isso você deve evitar o REGIME.

Exercite sua consciência e amor próprio para fazer escolhas inteligentes, pelo menos na maior parte do tempo.

 

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

 

2 Comentários

  1. por Denise - 3 de abril de 2018  16:01 Responder

    Sensacional o Não nos deixa escravos da restrição alimentar eu como sim de tudo um pouquinho ainda tem ovo de Páscoa em casa e como sim um pedacinho por dia e manero das outras coisas .
    Amei o post bjs

    • por Giovana Morbi - 4 de abril de 2018  13:07 Responder

      Que delícia! Também estou comendo um pedaço por dia hahaha
      Aproveite!!

      Beijos,
      Giovana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.