Coma o que quiser no Natal sem engordar!

Olá pessoal!

Dezembro chegou e com ele algumas comemorações. Entre elas o Natal, época de muitos encontros, comidas e bebidas. Quando chega esse mês eu fico esperando as matérias sobre como perder peso nessa época do ano e nunca me surpreendo!

Sempre fico com um pouco de “preguiça” das dicas passadas: “coma antes da ceia, pegue mais salada, coma em um prato menor, prefira as oleaginosas ou frutas secas no lugar da sobremesa”… Blá, blá, blá…(fala sério!).

Outro dia comprei uma revista que fazia esse tipo de “terrorismo nutricional”. Fiquei pensando em como essas mensagens assustam e transtornam. A maioria das pessoas já está mais tensa e ansiosa nesta época do ano por diversos motivos e ainda se sentem “obrigadas” a seguir um conjunto de regras  para controlar o peso, algo que deixa a promessa de levar uma vida mais saudável para o próximo ano.

Um ciclo sem fim

Vou contar para vocês a história de um paciente que tive o prazer de cuidar e atender. Durante anos ele se esforçou para controlar seu apetite em feriados como o Natal. Ele me contava que era uma época muito difícil porque queria comer as coisas gostosas que sua família cozinhava, mas ficava com MEDO de engordar, por isso comia pouco da comida, o que não era suficiente para seu corpo (e para sua alma). Quando chegava a hora da sobremesa (que era seu ponto fraco), ele não resistia às tentações e todo seu esforço, todo o martírio de controlar o apetite durante o jantar, ia por água abaixo.

Ele se sentia horrível, fisicamente e mentalmente. Prometia para ele mesmo que no dia seguinte ficaria horas e horas na esteira para se sentir melhor e se livrar dos excessos. Mas sabe o que acontecia? Ele não ia correr na esteira e isso o deixava mais triste e frustrado.

Ou seja, ele não curtia a festa e ainda se prejudicava, já que sua mente o fazia acreditar que era um fracassado e nunca conseguiria levar nada adiante na vida.

Isso te soa familiar?

Isso é realmente uma situação terrível que acontece com muitas pessoas. Será que controlar ou perder peso e manter uma vida saudável é algo tão difícil e distante?

Quando não estamos conectados ao nosso corpo perdemos os momentos presentes. O que isso quer dizer? Pessoas que só pensam no futuro perdem a ligação com o presente.

Elas passam a fazer as coisas sem pensar, afinal ainda tem o “amanhã” para se apegar. É fácil fazer coisas inconsequentes (como comer algo que você SABE que não é o melhor para você) sabendo que você ainda tem amanhã para corrigir. Isso dá a falsa impressão de que você está no controle e que conseguirá cortar esse ciclo na hora em que bem entender. Porém, esse controle é falso.

Todo ano as pessoas permanecem no MESMO ciclo: ano que vem eu começarei a ginástica, ano que vem farei dieta, ano que vem vou parar de comer doce. Por que você não começa a pensar na saúde em sua próxima refeição? Pra que deixar para o ano que vem? Para você se enganar MAIS um ano? Não prometa coisas absurdas, seja realista! Você não precisa passar por cima de si mesmo para alcançar uma boa saúde e qualidade de vida.

VIVA O MOMENTO PRESENTE

A ceia de Natal é um momento que todos se reúnem para celebrar a data e fazer um balanço do ano. É algo que acontece apenas UMA vez por ANO. É um feriado que deve ser feliz, alegre, com seus entes queridos. Você realmente quer se preocupar com peso AGORA? Você realmente acha que é a ceia de Natal (que como eu disse, acontece uma vez por ano) que vai te engordar e colocar sua saúde em risco?

Quer dizer que eu posso “tacar o pau” na comida o ano todo e se eu deixar de comer no Natal, vai ficar tudo bem?

Se conselho fosse bom a gente vendia, né? Mas vou te pedir licença para dar apenas um toque e, quem sabe, te ajudar: viva o momento presente. Olhe para as pessoas em seus olhos, agradeça, sinta o sabor da comida, tome uma taça de vinho, aproveite! A vida é como uma bolha de sabão, muito frágil. Um dia estamos aqui, mas no outro não sabemos. E você deixando para fazer as coisas só ano que vem?

DICAS PARA VOCÊ COLOCAR NA PRÁTICA NO DIA DA CEIA

Se você se alimentar BEM, sem restrições, se fizer atividade física e SE AMAR durante o ano todo, chegará a ceia de Natal bem consciente e conectado ao seu corpo. Quando atingimos esse patamar (que realmente não acontece do dia para a noite, é um processo), não é difícil manter a linha nesse tipo de evento. Por isso, esse é o segredo para você comer o que gosta e NÃO engordar nas férias, no Natal ou em qualquer outra data.

Pense comigo: se você tem o habito de correr em seu dia a dia, não deixará de fazer isso porque está de férias. Quem gosta de correr, como eu, sabe do que estou falando. Para ser sincera, eu não era fã de atividades físicas no passado. Na verdade eu ia me arrastando, quando ia! Mas descobri no treinamento funcional e corrida a minha paixão. A sensação do coração acelerado, o suor absurdo que perco durante a corrida….COMO É BOM! Hoje não vivo sem essa endorfina, e se não faço, meu dia não é tão legal. Isso também pode acontecer com você.

Se alguém me dissesse que eu seria VICIADA em corrida e atividade física antigamente, eu até acharia engraçado porque era algo distante. Mas ACREDITE! É possível… Você só precisa estar aberto a isso e  querer melhorar de verdade. Vai conseguir ao descobrir algo que te encante!

MOVIMENTE-SE!

Muito bem, se você praticar atividade física durante suas férias, pode ter certeza que você poderá comer coisas que não consome com frequência sem peso nenhum na consciência! O mesmo vale para o Natal… No dia da ceia ou no dia seguinte, faça uma caminhada ou alguma atividade para equilibrar tudo e pronto. Sem neurose!

Preste atenção na QUALIDADE dos alimentos

Outro ponto: qualidade do que você come. Isso faz TODA a diferença. Vou te dar um exemplo simples: um bolo de chocolate industrializado, cheio de conservantes, corantes e aromatizantes não “conversará” com seu corpo da mesma forma que um bolo de chocolate caseiro, com ingredientes naturais e tão saboroso quanto.

O seu organismo é inteligente, mas se você enche-lo de químicas, ele lhe enviará sinais falsos e provavelmente você perderá o controle do seu corpo e sua mente. O nosso organismo é esperto e nos manda umas dicas boas para cuidar dele, mas se você não cuidar da QUALIDADE da sua alimentação, esses sinais ficarão bagunçados e seu corpo vai te enganar.

Eu entendo essa vontade que as pessoas tem de perder peso, mas restrições alimentares dolorosas não funcionam. Comece a cuidar melhor do que come durante o ano e verá que na ceia de Natal seus sinais de fome e saciedade estarão mais controlados.

 O SEGREDO DE TUDO

Moderação e mastigação. Eu diria que esses dois “m” podem fazer boas coisas para você. Eu adoro comer doce, mas sei que não posso fazer isso sempre. Você também sabe… Todos nós sabemos. Mas por que comemos mais do que precisamos? Pelos sinais do corpo estarem bagunçados em decorrência de hábitos não tão saudáveis e por estarmos desconectados do AGORA. Como assim?

Se você está comendo algo pensando na próxima fatia ou na próxima guloseima, provavelmente não está sentindo o sabor de nada. Está comendo de forma automática, sem sentir os sabores e o prazer disso. Conecte-se ao AGORA. Sinta o sabor, mastigue, se policie para fazer isso! Além de controlar melhor o apetite (já que o estômago demora cerca de 20 minutos para avisar o cérebro que você se alimentou), você verá que não precisará de tanta comida para sentir prazer e se satisfazer com ela.

NÃO COMA SÓ PORQUE É NATAL

Tem gente que também acha que é obrigação comer tudo porque é Natal. Ás vezes nem gosta tanto das sobremesas, mas come por comer. NÃO! VOCÊ NÃO PRECISA COMER SÓ PORQUE É NATAL. Recusar comida por estar “cheio” também não é falta de educação. Na verdade, sobrecarregar seu corpo com TANTA comida é uma falta de respeito com si mesmo. E quem perde nessa é apenas você que ficará passando mal no dia seguinte.

ESCOLHA SUAS BATALHAS

Se você gosta mais de beber vinho, não precisa exagerar na sobremesa. Escolha suas batalhas com consciência! Tem gente que não gosta tanto de beber, prefere muito mais se jogar nos doces. Mas se a bebida está disponível também não dispensa.

Se gosta de doces, guarde-se para eles e não exagere no álcool. Mas se prefere tomar vinho, prefira frutas como sobremesa. Tira dali pra por aqui, entende? Assim você dá uma equilibrada em tudo. E não esqueça de intercalar um copo de bebida com um de água. Isso faz A diferença no dia seguinte!

Resumindo…

  1. Aproveite seu Natal;
  2. Pratique uma atividade física com frequência (antes, no dia e depois da ceia… Aliás, faça isso por toda sua vida)
  3. Se alimente bem o ano todo para chegar com sinais de fome e saciedade bem regulados.
  4. Foque no agora. O passado e futuro são ilusões, já passou ou ainda não aconteceu. A hora é agora! Não divida sua vida em etapas (agora é Natal, agora Ano Novo, chegou o final de semana)… Viva a vida continuamente e agradeça por mais um dia!

Desejo a VOCÊ e toda sua família um Natal cheio de paz, amor e gratidão. Devemos agradecer a oportunidade que nos foi dada de fazer um mundo diferente todos os dias. Para isso temos nosso corpo. Ele que nos permite realizar nossas tarefas aqui na Terra. Precisamos dele saudável, por isso cuide da sua casa. Foi um presente de Deus e você deve cuidar dele…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

1 Comentário

  1. por Ivone - 22 de dezembro de 2017  10:39 Responder

    Giovana, muito obrigada pelas dicas. Acompanho sempre seu facebook, feliz Natal ???? ????

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.