O que fazer com a vontade de comer doce?

Olá pessoal!

 

Ontem fiz um pequeno vídeo no facebook perguntando “qual sua maior dificuldade em seguir uma alimentação saudável?”. Anotei vários temas que foram aparecendo nos comentários para fazer post aqui, mas uma coisa é fato: o problema da maioria são os doces (e pães).

Primeiro, fique calmo!

Você não é diferente de ninguém. Isso é completamente NORMAL e você não está sozinho (a) nessa situação (deu para ver nos comentários, certo?). Para entender sua vontade de comer doce você precisa compreender o que está acontecendo  em sua vida e em suas refeições durante o dia. Vamos parar para pensar em alguns pontos, levando mais em conta seu estado emocional.

Onde está o problema?

O problema desses alimentos é que possuem uma mistura extremamente “viciante”: açúcar e gordura. Separados não são tão bons assim: duvido você comer uma colher de açúcar puro ou um tablete de manteiga. Mas juntos… Essa combinação é muito saborosa (temos que concordar) e ativa a área de recompensa do nosso cérebro. Lembre-se dessa palavra: RECOMPENSA.

Então sua vida está um caos. Está com problemas no trabalho, o preço das coisas está alto, você se sente com o corpo sem vitalidade, não consegue colocar os planos que traçou para 2017 em prática, começa a sentir uma tremenda frustração e precisa de uma RECOMPENSA. Seu corpo precisa de serotonina e nada vai dar mais prazer do que a sensação de comer um doce.

Diferente das drogas, que agem  no mesmo local do cérebro, essa combinação de açúcar e gordura é facilmente encontrada a cada esquina. Basta uma volta em seu quarteirão para se deparar com um doce. Então, o que fazer?!

O maior erro durante o dia

Um erro que muitas pessoas cometem: comer pouco para emagrecer.

Muitos restringem o que comem ao longo do dia: reduzem as quantidades de comida do café da manhã, comem pouquíssimo no almoço e ignoram a fome na parte da tarde achando que estão contribuindo muito para o emagrecimento. GRANDE ERRO!

Quando chega a noite, momento em que o cansaço bate e estamos naturalmente mais esgotados que no início do dia, a fome aparece com tudo e o cérebro pede por RECOMPENSA (olha ela aqui de novo!) depois de um dia difícil.

Se você não nutre seu corpo com tudo que ele precisa ao longo do dia, carências nutricionais vão aparecer. O pior é quando aparecem assim: despertando o desejo inconsolável por doces.

Você não tem culpa!

O que quero passar para vocês é que, em primeiro lugar, não precisam ficar culpados na hora de comer um doce. O sentimento de culpa tira todo o prazer da situação. Quando for comer um, escolha O MELHOR DOCE DA SUA VIDA e aproveite cada colherada dele.

SINTA O SABOR e o PRAZER QUE ISSO VAI TE TRAZER. Essa simples atitude pode mudar tudo, inclusive o tamanho da porção: você certamente vai se satisfazer com menos.

Isso é completamente SAUDÁVEL. Respeitar os sinais que nosso corpo envia é uma atitude saudável e que deve ser trabalhada todos os dias.

Tem dias em que uma fruta pode matar sua vontade, mas tem dia que comer um brigadeiro é preciso para nos sentirmos “completos”. Não há problema algum em comer pessoal, seja qual for o momento do dia, desde que você tenha consciência do que está fazendo e não “coma por comer”.

O problema pode aparecer quando excessos são cometidos e, muitas vezes, esses excessos são acompanhados de sentimentos que não conseguimos identificar. É muito importante reconhecer e dar nomes aos seus sentimentos.

Antes de comer qualquer coisa sem sentir fome, apenas por vontade, pergunte-se:

Por que estou comendo isso?

O que aconteceu que me levou a buscar por esse doce?

Ao entender o porquê de recorrer ao doce como forma de recompensa, você estará desenvolvendo o que chamo de “comer consciente”. Você PODE comer tudo que quiser, basta saber a hora e optar por um tamanho de porção adequado. Saber que você pode comer diminuirá sua ansiedade e fazer boas escolhas se tornará muito mais fácil.

Em breve volto com mais dicas. Espero que essas te ajudem!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

3 Comentários

  1. por Caio D - 14 de fevereiro de 2017  21:00 Responder

    Obrigado por mais esse post Giovana!
    Comecei minha reeducação alimentar há pouco mais de um mês e me sinto outra pessoa. Comer com consciência está sendo um dos meus melhores prazeres! desde o inicio seu blog tem sido meu companheiro, seja com receitas ou essas informações incríveis!!
    Obrigado por compartilha-las conosco!

    • por giovana - 20 de fevereiro de 2017  15:04 Responder

      Olá Caio!

      Você não imagina como me deixa feliz em saber disso. Muita gratidão!

      Um super beijo e conte comigo!

      Giovana Morbi

  2. por Anônimo - 27 de junho de 2017  17:19 Responder

    Estou há 1 ano na reeducação alimentar (pela 3ª vez), tentando sair da obesidade (sempre estive acima do peso) e minha relação com doces sempre foi a mesma: quero comer doce o tempo inteiro. Sei que não é saudável, mas não consigo diminuir essa vontade. Se dependesse de mim, eu comeria doce em todas as minhas refeições.

    Eu tenho uma alimentação bem diversificada, incluo frutas e verduras em minhas refeições mas detesto praticamente todos os alimentos desses grupos alimentares. Aqueles que consigo comer, como por obrigação, com zero prazer. Já tentei temperos, formas diferentes de preparo, apresentação... nada. Novamente, em nenhum momento achei mais "natural" ou fácil consumí-los. Todo dia é uma luta, pois não há porção de doce que me satisfaça e sempre quero mais. Diminuir porções não funcionou, pois meu corpo nunca está satisfeito quando se trata de doces.

    Tenho sintomas de abstinência se fico muito tempo sem doce, o que me faz compreender como uma pessoa viciada em drogas se sente, pois de certa forma eu sou um viciado também, e minha droga é o açúcar. Não tenho nenhum outro vício, nunca fumei ou usei qualquer tipo de drogas, não tenho compulsões de compras, ou jogos, tampouco por álcool.

    "Por que estou comendo isso?"
    Porque é melhor que qualquer comida do meu cardápio.

    "O que aconteceu que me levou a buscar por esse doce?"
    Meu corpo está doendo, sentindo falta, minha cabeça está doendo, não consigo me concentrar, estou inquieto e não estou com nenhuma vontade de comer essa fruta do meu lanche das 14:30, nem o sanduíche integral com um monte de salada e presunto magro (ou qualquer outro lanche) que vou comer às 17:30.

    Estou tentando, de coração aberto, diminuir minha necessidade por doce mas até agora, sem sucesso.

    Sinceramente, não sei mais o que fazer. O papo que mais escuto é que "basta querer", "com o tempo você acostuma", "você apreciará o sabor das comidas saudáveis, basta experimentar e persistir" e coisas do gênero, e não vi isso mudando no meu caso, nem por um momento sequer. Nunca foi mais fácil, nunca foi natural. Também não sinto que meu problema seja resolvido com psicólogo, pois não sinto culpa em comer doces, eu apenas gosto de doces, mas com uma intensidade indescritível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.