3 dicas simples para você fortalecer seu sistema imunológico

Olá pessoal!

Com estas mudanças climáticas, frio, tempo seco, é comum o aparecimento de gripes, resfriados, quadros infecciosos, etc. Quando o sistema imunológico está enfraquecido ficamos doente com uma certa frequência. Por isso hoje passarei 3 dicas simples para você tornar seu sistema imunológico mais forte e evitar problemas de saúde.

3 dicas simples que vão fortalecer as defesas naturais do seu organismo

1) Mantenha os níveis de vitamina D em dia

Vocês já repararam que em épocas frias as pessoas ficam mais resfriadas e gripadas? E não é nesta época em que tomamos menos sol? Será mera coincidência? Tomar menos sol nos priva de uma boa dose de vitamina D, pois ela é ativada com os raios solares.

Para garantir que seus níveis de vitamina D estão em dia, peça ao seu médico ou nutricionista para dosar por meio de um exame de sangue a quantidade de vitamina D em seu organismo. Somente um profissional poderá recomendar o melhor tipo de suplementação para o seu caso. Além disso, certifique-se de comer alimentos ricos em vitamina D como salmão, cavala, sardinha, arenque, cogumelos shiitake, gemas de ovo e laticínios.

2) Aposte em vegetais verde-escuros

Couve e espinafre são dois exemplos de alimentos ricos em antioxidantes e fitonutrientes que ajudam a prevenir problemas de saúde, favorecem o sistema imunológico e fornecem muita energia as nossas células! Procure tomar uma sopa (já que é frio) com essas verduras diariamente. Se a ideia da sopa não te agradar, procure consumir estes alimentos cozidos ou refogados em outras refeições.

3) Dê uma de “bela adormecida ou belo adormecido”

Esta dica não é nenhuma surpresa, mas é uma forma extremamente eficaz de manter sua imunidade intacta. Muitas pesquisas científicas mostram que são necessárias de 6 a 8 horas de sono ininterrupto para reparar nossos tecidos, construir músculos e manter um sistema imunológico saudável, o que nos ajuda a manter a saúde e disposição para encarar os desafios da vida. A privação de sono enfraquece sua imunidade e o torna mais suscetível a infecções.

Se você sente dificuldade em adormecer, desligue o telefone (principalmente o celular) na hora de dormir e tome um chá de camomila meia hora antes de deitar para ajudar a acalmar. Evite refeições pesadas e exercícios extenuantes antes de dormir. Também evite filmes ou notícias que possam lhe causar ansiedade e que perturbem a sua mente. Se dê o direito de descansar, para que no outro dia você tenha energia de sobra e sinta seu corpo e mente renovados.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

5 Comentários

  1. por diogo - 3 de abril de 2014  23:00 Responder

    oi td bem?
    como faço pra marcar uma consulta com vc?sou diabetico e queria melhorar algumas coisas bjsss...

    • por giovana - 4 de abril de 2014  13:38 Responder

      Oi Diogo! Que legal, também sou diabética! Então podemos trocar muitas ideias, né? Eu acabei de mudar de consultório, estou montando um novo espaço e segunda minha secretária já vai começar a agendar as consultas! Me manda um e-mail com seu telefone para o [email protected] que ela entra em contato com você! Beijão!

  2. por Vilma - 4 de junho de 2014  21:18 Responder

    Boa noite.
    Vi em várias reportagens que o espinafre é tóxico se consumido cru, inclusive que a água do cozimento dele deve ser jogada fora devido ao seu teor altamente tóxico. Só gosto de espinafre cru, em saladas por exemplo... Não comi mais depois que vi que era tóxico. Isso então é um mito? Posso voltar a comer e inclusive fazer suco??
    Grata

    • por giovana - 6 de junho de 2014  19:36 Responder

      O espinafre não é tóxico! De forma alguma... É um alimento muito benéfico inclusive. Tóxico é açúcar refinado, conservantes, etc. Coma com tranquilidade! Super beijo!

      • por Vilma - 9 de junho de 2014  19:56 Responder

        Nossa!! Que alívio!!
        Muito obrigada. Vou comprar e fazer suco amanhã mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.