3 coisas que fazem você comer sem estar com fome

Olá pessoal!

Estive pensando em algo que gostaria de compartilhar com vocês.

Certo dia cheguei em minha casa desesperada. Em um impulso abri o armário e devorei um chocolate que estava ali, dando bandeira… Sorrindo para mim. Comi. Segundos depois pensei: para que fiz isso? Realmente tinha necessidade? Nesse instante percebi que eu não estava com fome. Meu corpo não precisava de comida, muito menos do açúcar e da gordura do chocolate sobrecarregando os seus órgãos.

Sabe o que eu precisava mesmo no momento em que devorei aquele chocolate? Leia…

3 coisas que fazem você comer sem estar com fome

1- Falta de água

Seu corpo pode confundir a sensação de fome com a sede. Uma dica boa para começar a entender se acontece isso com você… Faça o seguinte exercício: quando sentir vontade comer algo que não considera muito saudável, sabendo que não está com fome de verdade, tome de 1 a 2 copos de água. Aguarde um pouco e veja se a sensação persiste. Na maioria das vezes funciona e você poupará seu organismo de excessos desnecessários.

2- Falta de nutrientes

Se você está com fome a todo instante é possível que seu corpo apresente alguns desequilíbrios nutricionais. O baixo consumo dos micronutrientes presentes em alimentos como os vegetais pode levar a deficiências nutricionais imperceptíveis no dia-a-dia, mas que fazem diferença na hora de produzir substâncias que nos proporcionam prazer, bem-estar e sensação de satisfação. Comida gordurosa ou cheia de açúcar nos dá prazer imediato por estimularem a produção rapidamente dessas substâncias, por isso é a elas que recorremos quando o negócio aperta.

E agora, a razão que me levou a abrir aquele armário e comer o chocolate como se não houvesse amanhã…

3- Cansaço ou falta de atenção

Eu estava exausta aquele dia. Tinha acordado cedo, trabalhado, estudado, pratiquei atividade física, cuidei das minhas cachorras. Ás vezes é difícil dar conta de tudo… Nos cobramos muito e por mais que eu seja nutricionista e tenha todo o conhecimento sobre a ciência, sou humana.

Esses “tropeços” acontecem com qualquer pessoa. Mas se isso está te prejudicando, tente fazer esse exercício: ao sentir esse impulso negativo pela comida, deite e respire nessa contagem – inspira em 1 tempo, prende o ar por 4 segundos e solta o ar em 2 segundos. Se puder, coloque uma música bem relaxante e vai respirando. Faça isso sentir seu corpo e mente relaxados.

Comer olhando celular, televisão, etc. é algo que fazemos com frequência, mas isso nos desconecta  e faz com que a gente coma no automático, sem necessidade. Se liga!

Escute seu corpo. Sinta seu corpo. Se conecte a ele. Seu corpo está a seu favor… Ele está com você e essa é sua única certeza. Tudo ficará mais fácil, garanto.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.