20 dicas para turbinar seu metabolismo naturalmente

Olá pessoal!

Passou o reveillon, o carnaval… E como dizem por aí “agora o ano começou de verdade!”. Quer um jeito melhor de iniciar esse ciclo que cuidando da saúde? Então vamos começar com algumas dicas básicas  que você pode começar a colocar em prática no seu dia a dia.

Se você está procurando por maneiras (naturais) de acelerar seu metabolismo para potencializar a perda de peso está no lugar certo! Algumas estratégias podem acelerar resultados. As dicas que darei são para a população em geral, porém um acompanhamento individualizado com a nutricionista é sempre o melhor caminho para alcançar seus objetivos. Qualquer dúvida, mandem pelos comentários que responderei assim que puder!

Vamos lá?!

 1 – Faça um lanche antes de dormir

Isto não é uma piada. Fazer uma pequena refeição antes de dormir pode realmente acelerar o seu metabolismo. Baixo nível de açúcar no sangue faz com que você utilize proteína como fonte de energia, e quanto menos músculos, menos calorias você irá queimar. Fazer um lanche leve antes de dormir manterá sua glicemia estável, ajudará na construção muscular, além de queimar calorias enquanto você descansa. Mas só faça isso se sentir fome! Nunca coma sem vontade e prefira um lanche rico em proteínas e gorduras boas, como um iogurte natural, por exemplo.

2- Tente relaxar

Além de te deixar nervoso, o estresse pode retardar seu metabolismo e atrapalhar seu emagrecimento.  Quem é o culpado é o cortisol, hormônio que em altas quantidades aumenta a glicemia e impede o organismo de queimar gordura. Tire alguns momentos para respirar profundamente ou faça alguma atividade que te deixe mais relaxado.

3- Faça exercícios aeróbicos

Exercício aeróbico é crucial para manter seu metabolismo funcionando perfeitamente. Em um estudo  pesquisadores descobriram que após um treino de ciclismo com duração de 45 minutos os indivíduos aumentaram sua taxa metabólica basal (calorias que queimamos em repouso) em 190 calorias por 14 horas após o seu treino! Se você se exercitar pelo menos de duas a três vezes por semana por 45 minutos, poderá perder um quilo de gordura a cada duas semanas a partir da combinação de calorias consumidas durante o exercício + o que você queima em repouso. Muito bom, hein? Vale a pena investir em atividades físicas!

 Os exercícios não só derretem gordura, como mudam seu DNA, impulsionando seu metabolismo imediatamente. Fora que diminui muito o estresse e dá aquela sensação de felicidade maravilhosa! Programe seus treinos durante a semana para garantir que não vai deixar de fazer.

4 – Que sua primeira refeição do dia seja nutritiva!

Depois de uma longa noite de jejum, seu organismo precisa de combustível para começar a funcionar. Se você é do tipo de pessoa que não acorda com fome, não se obrigue a comer ao acordar. Mas quando ela aparecer, garanta que sua primeira refeição do dia seja bem nutritiva, com alimentos de verdade como ovos, iogurte, frutas, sementes, raízes como a mandioca ou a batata-doce… Enfim, dê esse presente ao seu corpo. Ele merece carinho ao acordar!

5- Faça exercícios de curta explosão

Sem tempo para malhar? Estudos recentes sugerem que exercícios intensos de pequena explosão com duração de 2 minutos e meio aumentam sua queima calórica durante o dia. Então se você não tem tempo de fazer um treino completo, um exercício curto, mas intenso, com certeza ajudará.

6-  Coma mais vegetais!

 Pela grande quantidade de fibras, os vegetais mantém sua saciedade por mais tempo, garantindo estabilidade glicêmica e evitando a fome. Como alimentos integrais são mais difíceis de mastigar, você também queima mais calorias colocando a boca para trabalhar. Isso aumenta o efeito térmico dos alimentos, ou seja, a quantidade de calorias que gastamos para come-los e digeri-los.

7- Faça intervalos em seu exercício aeróbico

Se você mantém o mesmo ritmo durante todo o exercício, pode ser que não queime a quantidade de calorias que poderia. Você pode potencializar a queima de gordura intercalando sua velocidade e esforço. Abaixo tem uma tabela para dar um exemplo de treino de 45 em esteira intercalando tempo, velocidade e inclinação. (Só um exemplo ok? Consulte um especialista!)

   Tempo                  Veloc.  Inclinação

00:00 — 5:00 4.0 1.0
5:00 — 7:00 5.0 1.0
7:00 — 9:00 6.5 1.0
9:00  — 11:00 5.0 1.0
11:00 — 12:00 7.0 1.0
12:00 — 14:00 5.0 1.0
14:00 — 15:00 7.5 1.0
15:00 — 17:00 4.0 1.0
17: 00 — 18:00 6.5 1.0
18:00 — 21:00 5.0 1.0
21:00 — 22:00 7.0 1.0
22:00 — 25:00 5.0 1.0
25:00 — 26:00 8.0 1.0
26:00 — 29:00 5.5 1.0
29:00 — 30:00 8.0 1.0
30:00 — 32:00 5.5 1.0
32:00 — 33:00 7.5 1.0
33:00 — 36:00 6.0 1.0
36:00 — 38:00 5.0 1.0
38:00 — 40:00 6.0 1.0
40:00 — 45:00 4.0 2.0

8-  Polvilhe pimenta caiena em suas refeições

A pimenta caiena é conhecida por seu sabor picante, mas pode acelerar seu metabolismo, aumentando a temperatura do seu corpo e consequentemente o gasto calórico. Não precisa encher a comida de pimenta, ok? É só polvilhar um pouquinho (3 gramas ao dia é mais que suficiente!).

 cayenne-pepper

9-  Faça musculação!

Vejo muitas mulheres com medo de fazer musculação achando que ficarão muito musculosas. Esqueça isso! A musculação ajuda a emagrecer. Os músculos são verdadeiras usinas de energia. Quanto mais músculo você tem, mais queimará calorias. Não deixe seus treinos de força de lado mesmo durante o processo de emagrecimento, combinado? Se não quiser ganhar muita massa muscular, faça mais repetições com menos carga.

10-  Delicie-se com chocolate

Sim, você não leu errado. O chocolate com mais de 70% de cacau é muito indicado para acelerar o metabolismo. Ele possui 2 componentes fundamentais para isso: a cafeína e as catequinas. Além de seu efeito antioxidante, ajuda a manter a silhueta. O indicado são 30 gramas por dia, ou seja, um pequeno tablete. Não é para se acabar no chocolate amargo achando que vai emagrecer, hein?!

11- Polvilhe canela

Essa especiaria é fácil de adicionar aos alimentos e uma deliciosa maneira de animar seu metabolismo. Polvilhe um pouco em sua vitamina, fruta, salada de frutas, até no café e verá o resultado.

12- Beba mais água

Essa dica parece clichê, mas é pura verdade. Não beber bastante água pode deixar você se sentindo cansado e indisposto, o que é motivo suficiente para não fazer exercício, por exemplo. Um estudo mostrou que pessoas que bebiam de 8 a 12 copos de água por dia queimaram mais gordura do que aqueles que só bebiam 4. Então certifique-se que está com sua garrafinha em mãos!

13- Durma tranquilamente

A lista dos benefícios do sono é interminável. Acelerar seu metabolismo é uma das vantagens. Muitos estudos ligam o ganho de peso a um sono de má qualidade. Se você não está dormindo as 8 horas recomendadas por noite, anote essa dica: desligue todos os seus aparelhos eletrônicos 30 minutos antes de pegar no sono. A luz desses aparelhos dificultam o relaxamento do corpo.

Sleep-Soundly

14- Coma oleaginosas!

Muitos tem medo de comer pelas calorias, mas as famosas oleaginosas são amigas do emagrecimento. Amêndoa, castanha e nozes são alguns exemplos delas. São fontes de magnésio, nutriente importante para manter o coração saudável e manter o metabolismo trabalhando. Combine com uma fonte de carboidrato nos lanches.

15- Limite a ingestão de carboidratos processados

Todos sabem que pão francês, salgadinhos, biscoitos são uma tentação para a maioria das pessoas. Porém, tais alimentos são os maiores inimigos da sua luta contra o peso. Além de ser uma caloria vazia (não há nutrientes adequados), o excesso de carboidratos é estocado em forma de gordura. Prefira carboidratos complexos, com fibras e refeições saudáveis com proteínas e gorduras boas para o organismo queimar mais calorias.

Limit-Processed-Carbs Evite!

16-  Use gengibre

Outro alimento que aumenta o calor do organismo e acelera o metabolismo é o gengibre. Adicione em sopas, sucos, molhos e use sua criatividade!

17- Coma iogurte

Com menos lactose que o leite, o iogurte é uma ótima fonte de cálcio. Esse nutriente além de ser fundamental na formação óssea, ajuda o organismo na queima de gordura. Os melhores resultados vêm de produtos lácteos, como queijo branco com baixo teor de gordura e lactose e iogurte natural rico em probióticos, que melhoram o funcionamento intestinal e ajudam no processo de emagrecimento. Coma pelo menos 3 porções de lácteos por dia e obtenha seus benefícios.

Eat-Yogurt

18-  Consuma proteínas magras

As proteínas exigem mais do organismo para serem digeridas e assim, aumentam o gasto calórico. Além disso, mantém você satisfeito (a) por mais tempo. Quanto mais o corpo trabalha, mais calorias você queima.

19- Beba chá verde

Segundo estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, beber quatro xícaras de chá verde por dia ajudaria  a perder mais de seis quilos em oito semanas (isso associado a bons hábitos, claro! Nenhum alimento é milagroso…). O chá verde contém catequinas, um antioxidante que acelera o metabolismo em repouso em até 4% (cerca de 80 calorias por dia).

Drink-Green-Tea Mas não exagere! Até 4 xícaras por dia é o recomendado!

20-  Coma mais frutas e vegetais, de preferência orgânicos

Eu apoio uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais.  Mastigar alimentos requer energia, e é por isso que comer frutas e vegetais é uma forma de acelerar  seu metabolismo. Para maximizar seus benefícios e animar seu organismo, consuma a fruta em seu  estado natural – mastigar bem cada pedaço de uma maçã ou  fazer uma salada com pedaços grandes, em vez de cubos pequenos. Tendo mais tempo para mastigar significa que seu cérebro tem mais tempo para registrar que você está cheio, então você consumirá menos calorias. A questão do orgânico é pela quantidade de agrotóxico que você deve evitar consumir e os nutrientes que oferecem, como sempre digo por aqui.

Espero ajudar com essas dicas pessoal!

O carnaval passou e espero que tenha aproveitado… Coma o que tiver vontade com equilíbrio, use a lei da compensação…Se exagerou, faça mais exercício ou vá com calma no dia seguinte, mas aproveite a vida! Sem neurose…

Beijos e até a próxima!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

11 Comentários

  1. por Anderson Dezim - 27 de maio de 2013  13:07 Responder

    Tenho visto um monte de tipo de chá verde e sempre fico na dúvida se todos são bons ... pode indicar alguns de sua confiança ? Pode por um tiquinho de açucar para ajudar na ingestão ?kkkkk

  2. por giovana - 27 de maio de 2013  16:49 Responder

    Oi Anderson!! Que interessante você perguntar justamente sobre isso! É o assunto do próximo post!

    Nesse post vou explicar como preparar o chá verde corretamente para obter seus benefícios e com dicas de como melhorar o sabor! Fique ligado!! Abraços!

  3. por Darlene - 4 de junho de 2013  9:55 Responder

    Giovana, bom dia!
    Te escuto na Transamérica todos os dias, suas dicas são ótimas, muito valiosas e úteis no dia a dia.
    Muito difícil encontrar um profissional que dê para confiar no que falam.
    Suas dicas são simples e aplicáveis.

    Parabéns pelo trabalho.

    • por giovana - 4 de junho de 2013  11:50 Responder

      Oiii Darlene! Fiquei muito feliz com seu comentário! Espero continuar te ajudando! Beijo enorme

  4. por Gustavo - 5 de junho de 2013  11:27 Responder

    Olá,
    Bom dia Giovana,
    meu nome é Gustavo e pratico musculação 3 vezes por semana.
    E nos dias, após o treino (noturno), eu utilizo Whey Protein isolado da marca Universal com a semente de Chia que você comentou em uma de suas entrevistas na rádio para efeito emagrecedor.
    O que estou fazendo está correto? Ou preciso fazer algo de diferente?
    Meu objetivo é perder peso.

    Obrigado,
    Abçs.

    • por giovana - 5 de junho de 2013  11:53 Responder

      Oi Gustavo!

      Que bacana! Esta certinho! Procure bater o whey com água de coco ou água. Com leite dificulta a absorção dos aminoácidos,ok? Conte comigo! Abraços!

  5. por milanoo evening dresses - 5 de agosto de 2013  1:07 Responder

    Greetings from California! I’m bored at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break. I enjoy the knowledge you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m amazed at how quick your blog loaded on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, wonderful site!

  6. por Cilene Oliveira uema - 2 de novembro de 2015  14:09 Responder

    Quero seus conto face....

    • por giovana - 3 de novembro de 2015  9:38 Responder

      Oi Cilene!

      Não entendi seu comentário =(

      Beijão,
      Giovana Morbi

  7. por PAULO SERGIO MARCELINO - 14 de março de 2017  8:17 Responder

    Bom dia Giovana, gostaria de sua opinião com relação ao​ tratamento e cura do refluxo, fiz uma endoscopia a 6 meses e o diagnóstico foi de gastrite leve, dias após comecei sentir queimação na garganta e voltei ao gastro, e pelos sintomas relatado me disse que eu tenho refluxo tbm. Bom para encurtar o assunto, tomaria 1 mês de tratamento, e 3 meses de Pantoprazol, diminuir os sintomas, porém depois de 1 mês voltaram os sintomas e parecem ser os mesmos desde o início do tratamento!
    Faço uma dieta seguindo recomendações médicas , não como fritura, gordura molhos café, chá preto....Como frutas legumes , castanha, nozes, as amêndoas, leite desnatado, arroz integral, faço academia e natação, tbm recomendado , porém não paro de sentir estes sintomas , gostaria de umas dicas suas ...Será que estou fazendo algo errado ou realmente o refluxo não tem cura...Obrigado pela atenção

    • por giovana - 20 de março de 2017  10:33 Responder

      Olá Paulo,

      Como está seu estado emocional?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.