10 dicas que podem ajudar na hora da vontade de doces!

Olá pessoal!

É muito comum ouvir das pessoas que o ponto fraco na alimentação é o doce, não é? Você se identifica com alguma frase abaixo?

“Não vivo sem açúcar!”

“Eu PRECISO comer um doce depois do almoço!”

“Troco fácil meu almoço por um doce…”

“Queria tanto emagrecer, mas não consigo parar de comer doce!”

“Na hora da novela preciso comer um doce.”

“Estou triste… Preciso de um doce!”.

“Eu trabalho tanto, mereço comer um doce.”

“Estou nervoso (a) com a prova que terei amanhã, então vou comer um doce.”

“Estou de TPM, então vou comer MUITO doce…”

Bem, eu poderia colocar milhões de frases aqui quando o assunto é o DOCE na alimentação. Estamos falando de um sabor, certo?! Associamos este sabor com recompensa e felicidade. Pode reparar que é exatamente isso que todas as frases acima têm em comum. Em todas elas há uma busca por algo, não é? Seja recompensa ou felicidade, a verdade é que buscamos apenas uma coisa: satisfação.

A boa notícia é que você pode satisfazer seus desejos pelo sabor doce sem prejudicar a saúde! Hoje te darei 5 ideias de doces sem açúcar!

  • Iogurte grego desnatado OU iogurte desnatado + 1 colher (sobremesa) pasta de amendoim integral sem açúcar + 1 colher (sobremesa) de geleia sem açúcar + canela em pó a gosto (opcional). Misture tudo e coma! Se tiver a necessidade de mastigar, acrescente 1 castanha do Pará quebrada ou um punhado de lascas de amêndoas sem sal, claro
  • Iogurte grego desnatado OU iogurte desnatado com 1 paçoquinha sem açúcar quebrada dentro
  • 1 fatia média de queijo minas frescal light + 1 colher (sopa), em média, de geleia de frutas sem açúcar
  • 1 maçã picada em fatias finas com um pouco de pasta de amendoim sem açúcar, polvilhadas com canela em pó
  • 1 banana prata assada na frigideira com canela em pó a gosto e 1 dedo de água (para a banana não grudar) + 1 bola pequena de sorvete sem açúcar.

Vocês deram sugestões maravilhosas nas respostas! Olha só algumas dicas ÓTIMAS que meus seguidores mandaram para a hora que a vontade aparece:

  • Tomar chá de camomila ou hortelã: duas ervas com propriedades calmantes que podem ajudar a controlar a vontade no pós-almoço ou noite. A erva-cidreira também possui essa capacidade. Chá de hortelã depois da refeição também tem efeito digestivo, o que também contribui para manter a vontade controlada. Tomar um café após o almoço também pode ajudar: a temperatura quente proporciona sensação de saciedade. O café sinaliza que a refeição acabou.
  • Chocolate amargo: de 3 a 4 quadradinhos de chocolate acima de 70% cacau pode ajudar a controlar a vontade e ainda te dar ânimo para as atividades da tarde.
  • Bananinha sem açúcar: uma opção saudável para uma sobremesa pós-almoço.
  • Banana com canela, depois do almoço ou antes de dormir: a banana possui triptofano, uma substância que participa da produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. A banana, assim como o leite antes de dormir, ajudam a mantar o desejo por doces e ainda proporcionam uma boa noite de sono.
  • Mingau de aveia: quando feito com leite desnatado, também ajuda a pegar no sono e dá uma “acalmada” na vontade de comer doce. Se você acrescenta açúcar, tente trocar pelo açúcar de coco OU polvilhe canela em pó. O sabor da canela “engana” o cérebro, que confunde seu sabor com o doce.

Se você PRECISA mastigar algo e acaba comendo milhões de balas, procure trocar por opções sem açúcar. E olha, não se sinta deprimido (a) porque não consegue se controlar. Isso gera MAIS frustração e ansiedade. Primeiro, identifique o problema e entenda o porquê de não conseguir algo. Será que não é você mesmo ou você mesma que está colocando obstáculos em seu caminho? Nosso estômago muitas vezes não é o responsável por nosso fome, e sim nossa cabeça. Pense nisso…

Com amor  e saúde,

Giovana Morbi

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.